Topo

Vai turbinar o Android! Novo processador da Qualcomm terá conectividade 5G

Novo processador deve aparecer nos principais smartphones de 2019 - Getty Images
Novo processador deve aparecer nos principais smartphones de 2019 Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

04/12/2018 19h39

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (4) o nome do processador que irá turbinar os melhores celulares Android no próximo ano: o Snapdragon 855, que substituirá o Snapdragon 845. O novo chip foi anunciado durante conferência da empresa realizada anualmente no Havaí, nos Estados Unidos.

Durante o evento, a Qualcomm deu poucos detalhes sobre o dispositivo - é provável que saibamos mais sobre ele nesta quarta (5), quando a empresa fará uma apresentação sobre o novo processador. Mas uma coisa a companhia revelou: ele terá suporte à conexão 5G, próxima revolução dos smartphones que começará a ser colocada em prática em 2019.

Veja também:

Esse é o processador mobile que está nos nossos smartphones 5G enquanto lançamos o 5G Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, segundo o site CNET.

A conexão 5G deverá aparecer mais em celulares no próximo ano - especula-se que a Samsung lançará um aparelho com a nova tecnologia no primeiro semestre, em parceria com operadoras norte-americanas. A Apple, no entanto, só deve apresentar um aparelho com 5G em 2020.

O 5G deve começar a aparecer em cidades pelo mundo entre 2019 e 2020 - principalmente na América do Norte, Europa, China, Japão e Coreia do Sul. Algumas empresas já estabeleceram parcerias com a Qualcomm para isso, segundo o The Register. Entre elas, AT&T, BT, EE, T-Mobile, Orange, LG, Google, HTC, Netgear, Samsung, Sony e Verizon.

A nova tecnologia promete ultravelocidade nos aparelhos, mas tem limitações: o sinal tem dificuldades de penetrar paredes ou neblina, então são necessárias estações-base por vários lugares, como prédios, para fazer ela ser útil.

O novo processador da Qualcomm terá versões para empresas com e sem o suporte à nova conectividade 5G. Durante o evento, a Qualcomm chegou a mostrar um smartphone 5G no palco, mas ele serve apenas de referência para outras empresas e não será disponibilizado aos consumidores. 

Sensor na tela

Além da conexão em 5G, o novo processador tem a promessa de contar com várias capacidades de inteligência artificial, que cada vez mais turbinam os celulares mais caros das grandes companhias. E a Qualcomm também demonstrou uma funcionalidade bem interessante: um sensor 3D na tela para biometria.

Chamada de 3D Sonic Sensor, a tecnologia é um leitor ultrassônico de digitais que pode ser colocada por baixo das telas dos smartphones. Isso resolve o problema dos novos aparelhos que são quase sem borda: a falta de um espaço na frente dos celulares para ler digitais.

Segundo a Qualcomm, a novidade começará a chegar aos smartphones no começo de 2019. O sensor ainda consegue captar poros e outros detalhes do seu dedo, até mesmo se está molhado ou gorduroso.

Especula-se que o Galaxy S10, próximo celular da Samsung top de linha, tenha um sensor de digital embutido na tela - possivelmente o mostrado pela Qualcomm. Algumas poucas companhias, como a chinesa Huawei, já contam com soluções para esse sensor dentro do display.

A Qualcomm ainda aponta, nas especificações do Snapdragon 855, que ele usará imagem computacional para melhorar fotos e vídeos dos smartphones, de acordo com o site TechRadar. Entre os smartphones que devem ter o novo processador, estão o Galaxy S10, OnePlus 7, Google Pixel 4, LG G8, Galaxy Note 9, Moto Z4, Sony Xperia XZ4, entre outros.