Topo

Sussurros, protestos e desafios: entenda o que é sucesso no Instagram

Quem diria que raspar e quebrar sabão seria tão gostoso de assistir? - Reprodução
Quem diria que raspar e quebrar sabão seria tão gostoso de assistir? Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

15/12/2018 04h00

Se você já ficou boiando com algumas hashtags populares no Instagram, esse texto é para você. A rede social de fotos divulgou na quinta-feira (13) seus temas mais bombados em 2018, e essa é uma oportunidade para explicarmos todas as tags que você ainda não domina.

As hashtags de movimentos sociais mais compartilhadas do ano foram #metoo (1.5 milhão), #timesup (597 mil) e #marchforourlives (562 mil), o que mostra que o Instagram é uma plataforma poderosa para defender suas opiniões e dar visibilidade a causas relevantes. Como assim?

O #metoo --"eu também", em inglês-- é uma hashtag originalmente criada para trazer atenção a mulheres vítimas de abusos sexuais. Ela surgiu na esteira da série de denúncias contra o produtor de cinema Harvey Weinstein, que assediou ou estuprou dezenas de mulheres do meio, como Gwyneth Paltrow e Angelina Jolie.

Os relatos foram organizados no #MeToo quando a atriz Alyssa Milano, em 2017, convocou mulheres que já tinham sido assediadas ou abusadas a responder com um "eu também". No dia seguinte, a hashtag já havia sido utilizada mais de 600 mil vezes.

Depois rolou uma resposta chamada #HimToo, criada para trazer atenção a homens vítimas de abusos sexuais, mas que rendeu uma bizarra viralização após o desabafo de uma mãe indignada porque seu filho não arranja namoradas.

Já a #timesup também vem do contexto de reação das mulheres ao assédio, pois Time's Up ("o tempo acabou") é o nome de uma entidade americana fundada por celebridades de Hollywood que visa lutar contra o assédio sexual e a discriminação.

#marchforourlives ("Marcha Por Nossas Vidas") foi uma demonstração que ocorreu em 24 de março de 2018, em Washington, EUA, com estudantes que apoiam um controle mais rigoroso de armas, devido aos recentes massacres em escolas do país. Rendeu mais de 800 eventos similares nos Estados Unidos e em todo o mundo.

BTS, ASMR.... Que sopa de letrinhas é essa?

A principal tendência do Instagram em 2018 foi "ASMR", sigla para Autonomous Sensory Meridian Response (ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano), mais conhecido como "orgasmo cerebral". É uma sensação prazerosa que algumas pessoas sentem ao ouvir certos tipos de sons. No Instagram, as modas ASMR mais populares foram de pessoas sussurrando ou quebrando raspas de sabão.

A hashtag com maior crescimento deste ano foi #fortnite, que para os gamers é autoexplicativa: trata-se de um dos jogos mais populares do momento. Ele adotou um estilo em voga chamado "battle royale", onde diversos jogadores se enfrentam simultaneamente e ganha quem se torna o último sobrevivente. Até jogadores da Copa do Mundo fizeram referências a Fortnite em suas comemorações de gols.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda

O maior fandom (concentração de fãs) da plataforma é a do grupo pop sul-coreano BTS, com a tag #btsarmy. O grupo é conhecido principalmente por jovens, incluindo brasileiros, e teve neste ano a maior estreia de vídeo da história do YouTube, com "Idol".

Ainda no quesito música, o vídeo da retrospectiva do Instagram diz que "In My Feelings" foi o principal desafio de dança viral do ano. Tudo começou quando um comediante famoso no Instagram, cujo perfil se chama "The Shiggy Show", soltou um vídeo no qual ele dança a música de Drake no meio da rua. Mas o meme evoluiu para pessoas tentando pular de carros em movimento, por exemplo.

See the top trends and defining moments from our global community.

Uma publicação compartilhada por Instagram (@instagram) em

E no Brasil?

Essas foram as cinco hashtags mais usadas no Brasil:

  • #tbt
  • #love
  • #brasil
  • #amor
  • #instagood

TBT é a sigla para "throwback thursday", (quinta-feira do retrocesso, em tradução livre). Por essa tag, às quintas-feiras o Instagram fica inundado de imagens antigas, sejam de viagem, de lembranças ou mesmo fotografias da infância. As postagens também vêm acompanhadas de hashtags como #throwback ou #throwbackthursday.

#love, #brasil e #amor são autoexplicativas, mas #instagood é quando o usuário quer demonstrar que tem orgulho da foto postada.

As top 5 hashtags que mais cresceram no Brasil estão abaixo. Todas são autoexplicativas --ou você não sabe que "look do dia" é uma foto em que você mostra o seu figurino para o dia?

  • #brasil
  • #modafeminina
  • #carnaval2018
  • #copadomundo
  • #lookdodia