Topo

Campeão ingrato! Brasil é líder disparado de spam em ligações no celular

Cena comum na vida dos brasileiros: conversar com operador de telemarketing - Getty Images
Cena comum na vida dos brasileiros: conversar com operador de telemarketing Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

18/12/2018 14h55

O Brasil foi campeão em 2018 de um ranking nada desejável: o de país com mais ligações de spam no celular. O país tupiniquim é líder absolutamente disparado do ranking divulgado pela Truecaller, empresa que tem um aplicativo que bloqueia essas ligações que enchem o saco de muito usuário por aí.

Essa é a segunda vez que a companhia divullga seu ranking anual. E, em 2018, o Brasil viu um aumento de 81% nas ligações de spam em celulares no ano, o que fez o país passar a Índia para assumir o topo do ranking.

Neste ano, usuários brasileiros receberam cerca de 37,5 ligações de spam por mês - a segunda colocada, Índia, tem 22,3 spams por ligações no mês.

O grande vilão do spam em ligações por aqui é, claro, as empresas que fazem telemarketing. As operadoras de telefonia são responsáveis por 33% de todas as ligações indesejadas por aqui, segundo o Truecaller.

O aplicativo, contudo, destaca uma tendência importante: as ligações de scam - ou seja, golpes por telefone - cresceram muito em 2018, passando de 1% no ranking de 2017 para 20% agora. Essas ligações incluem fraudes para roubar dinheiro ou ligações em que um número internacional liga e, ao usuário retornar, é cobrado pela ligação.

Uma outra tendência no país é de ligações chamadas inoportunas, que correspondem a 10%. Nessa categoria são incluídos telefonemas que o usuário não deseja receber, como trotes, assédios ou ligações falsas de sequestro.

O top cinco do ranking é completado, além de Brasil e Índia, por Chile (21,9 ligações por mês) na terceira colocação, África do Sul (21 ligações por mês) em quarto e México (20,9 ligações por mês) em quinto. O Brasil é o país que mais cresceu no ranking na diferença entre 2017 e 2018.

Os dados da pesquisa são anonimizados a partir de usuários do aplicativo e colhidos de ligações recebidas marcadas como spam pelos consumidores (ou automaticamente bloqueadas pelo Truecaller) para fazer uma média entre pessoas de cada país. A colheita das informações foi feita entre 1º de janeiro e 30 de outubro deste ano.