Topo

Saudades? Lembre 5 características do iPhone que ficaram no passado

Botão home é um item que ficou no passado - Getty Images
Botão home é um item que ficou no passado Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

26/12/2018 04h00

Em onze anos de história, o iPhone deixou sua marca por características tanto de seu design físico quanto de software. Mas, neste longo período, o smartphone da Apple mudou bastante, deixando para trás detalhes que eram bem únicos a ele.

Umas mudanças, como o abandono de uma entrada para fones, são discretas e não particulares ao iPhone. Já outras delas mudaram completamente o visual do celular, seja isso só dentro da tela ou do lado de fora. Você confere as cinco grandes mudanças na lista a seguir.

O Game Center

Os smartphones viraram uma das principais plataformas de jogos do mundo - embora muitos jogadores não gostem de admitir isso. Aproveitando esse movimento, a Apple introduziu o Game Center em 2010, com o iOS 4.1. A ferramenta permitia que os jogadores de "Angry Birds" e outros títulos lançados para iPhone e iPad buscassem conquistas que poderiam ser comparadas com as dos amigos. Sabe o Gamerscore do seu Xbox ou os troféus do PlayStation? É a mesma lógica. Ao contrário de Microsoft e Sony, a Apple abandonou essa ideia depois do iOS 9. Desde então, ele vive nos bastidores do iPhone, dentro dos Ajustes e de alguns jogos.

"Esqueumorfismo"

O que significa essa palavra esquisita? É o princípio de design adotado por Jony Ive para o visual dos aplicativos do iPhone. Se hoje eles parecem objetos chapados, antes eles davam uma sensação de profundidade e pareciam estar sob uma luz que iluminava sobre uma superfície arredondada. Era uma marca do celular da Apple que durou até 2013, quando o iOS 7 mudou toda identidade visual dos apps.

Conector de 30 pinos

A Apple sempre foi diferentona nos cabos que você precisava comprar para carregar seu iPhone. As crianças de hoje não devem se lembrar, mas no início dos anos 2000, a fabricante do smartphone mais badalado do mundo lançou um gadget igualmente revolucionário, o iPod. Pois bem, o cabo usado para carregar o iPod (e para transferir as músicas do PC para ele) tinha um conector de 30 pinos, que virou padrão da Apple até 2011, com o iPhone 4S. Do iPhone 5 em diante, o conector Lightning se tornou o padrão.

Conector de 30 pinos - Getty Images - Getty Images
Conector de 30 pinos foi uma herança do iPod mantida até o iPhone 4S
Imagem: Getty Images

Botão home (e seu sucessor)

Pense no iPhone clássico. Ao fechar os olhos e imaginar o celular, o botão que ficava logo abaixo da tela é um dos símbolos mais marcantes do aparelho. A primeira versão dele era motivo de bastantes problemas e foi replicada até o iPhone 6S, em 2015. Depois, foi substituída pelo botão "capacitivo", que não quebrava como seu antecessor. Ainda assim, os botões home viraram coisa do passado a partir desse ano, já que nem iPhone XR, nem as duas variações de tamanho do XS fazem uso dele.

Touch ID

O iPhone 5S introduziu uma novidade que tornou muito mais cômodo destravar seu celular: o leitor de digital. Com o nome Touch ID, ele virou um padrão dos smartphones da Apple e uma ferramenta que facilitava a vida para resgatar senhas ou confirmar compras na App Store. A partir do iPhone X, o Touch ID começou a ser descontinuado - iPhone 8 e 8 Plus ainda traziam o sensor. Ele acabou substituído pelo Face ID.