Topo

Instagram não vai mudar: após revolta, app cita acidente e volta atrás

Mudança no Instagram tem dividido internautas nas redes sociais - Getty Images
Mudança no Instagram tem dividido internautas nas redes sociais Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

27/12/2018 13h45Atualizada em 27/12/2018 20h02

O Instagram promoveu uma mudança gigante que chegou a alguns usuários nesta quinta-feira (27) e causou revolta enquanto a novidade durou. No novo modelo, o usuário não iria mais ver o feed de publicações de pessoas que segue ao rolar para baixo na tela do smartphone: o novo sistema mostraria as publicações ao tocar ou deslizar no lado direito da tela, como na função Stories.

A modificação virou o assunto mais comentado no Twitter em todo o mundo e estava valendo em iPhones. Contudo, pouco após a repercussão negativa, vários usuários relataram que o feed voltou ao sistema antigo - o que não deixou de fazer a rede social ser alvo de piadas ainda assim. 

Isso deveria ser um teste bem pequeno que foi liberado por acidente. Deve estar arrumado agora. Se você ainda está vendo, simplesmente feche e abra o app. Boas festas!"

O novo feed foi visto pelo UOL Tecnologia em dois celulares da Apple e permaneceu assim por cerca de uma hora e meia. Depois, os dispositivos voltaram a mostrar o design antigo no app. 

À reportagem, o aplicativo afirmou que o que ocorreu foi um "bug". 

Devido a um bug, alguns usuários viram uma mudança na maneira como o Feed aparece hoje. Nós rapidamente corrigimos o problema e o Feed voltou ao normal. Pedimos desculpas por qualquer confusão

Como era o novo feed que causou revolta

A mudança fez a cronologia do feed seguir exatamente o que já rola com a função Stories do serviço e com o IGTV. Como nas fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas e também na TV do app, bastava tocar na tela ou deslizar para mostrar o usuário seguinte.

Quando o app era atualizado para a nova versão, havia uma mensagem do Instagram na tela avisando sobre a mudança. A partir daí, quando o usuário deslizava a tela para baixo veria apenas os comentários da publicação que está na tela. 

Instagram está avisando usuários sobre mudança gigante no feed - UOL - UOL
Instagram está avisando usuários sobre mudança gigante no feed
Imagem: UOL

A ação de rolar a tela para baixo também fazia sumir os recursos que normalmente ficam na área inferior do app - como ver perfil e notificações de curtidas. Os itens só voltavam a aparecer quando você retornava para o topo da tela. 

Outra modificação que podia incomodar usuários era nos dois cliques na foto para curtir, alternativa muito usada em vez de clicar no coração. Se você desse os dois toques à esquerda ou à direita, o Instagram entenderia que você estava mudando de foto no feed - era preciso clicar bem ao centro. 

A mudança também alterou algumas formas de lidar com gestos no Instagram. Ao deslizar da esquerda para a direita, o usuário iria para a câmera do celular. Já ao deslizar da direita para a esquerda, antigamente era aberto o Direct. No novo feed, isso não rolava mais: o usuário teria que clicar nos respectivos ícones para acionar ambas as funções.

Enquanto durou, essa era a maior mudança de design já vista no feed do Instagram; Ao longo dos tempos, a rede social adotou mudanças de conteúdo (como aceitar vídeos, colocar publicidade, fotos em diferentes ângulos além do quadrado e acabar com a ordem cronológica), mas o feed da rede social nunca havia deixado de ser visto ao rolar pela tela para baixo.

O teste do feed reformulado veio após a saída dos principais executivos do Instagram neste ano. O novo formato parecia celebrar o sucesso da função Stories, adotada pelo Facebook em todas suas plataformas após a empresa não conseguir adquirir o Snapchat.

Com o update, não era possível voltar a usar o feed da maneira antiga, rolando para baixo na tela. O novo design deixou muita gente irritada nas redes sociais, mas parece ter agradado alguns usuários. O assunto foi o mais comentado do Twitter no Brasil e no mundo. Confira a reação abaixo: