Topo

Sensor de digital na tela: Samsung "esquece" Galaxy S10 e prioriza o A10

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

28/12/2018 11h06

A Samsung deverá estrear no mundo dos celulares com sensor de impressões digitais por baixo da tela --em vez de usá-los no corpo do celular, como é comumente feito hoje-- com o modelo Galaxy A10, segundo um rumor. A informação surpreende a quem achava que o Galaxy S10, próximo top de linha da marca, seria o primeiro nesse sentido.

A conta do Twitter @MMDDJ_ --que tem um histórico relativamente bom com vazamentos relacionados a novos telefones-- postou o seguinte: "Galaxy A10, UDFS". Esta última é a sigla em inglês para sensor de impressões digitais por baixo da tela.

Não há mais nenhuma informação a respeito do aparelhos --isto é, nada de datas, preços ou outros recursos. A expectativa da indústria de celulares sobre a Samsung está por enquanto voltada para o Galaxy S10, que como em outros anos, deverá sair no primeiro trimestre de 2019 --talvez na feira de telefonia MWC, de Barcelona. Não sabemos ainda se o A10 sairá antes ou depois do S10.

Huawei, Vivo e outras rivais chinesas da Samsung já lançaram seus modelos com sensor por baixo da tela ao longo de 2018. O fato de o intermediário A10 ser o primeiro da Samsung com isso não surpreende tanto. Afinal, o presidente da divisão móvel, DJ Koh, confirmou em setembro que a empresa pretende introduzir novas tecnologias nos aparelhos intermediários em vez dos premium.

Essa linha de pensamento com os Galaxy A já está em ação: o novo A7, já à venda no Brasil, foi o primeiro da marca sul-coreana com câmera tripla, e o A9, com quádrupla. Já o A8s marcou a inclusão da Samsung no mundo do furo na tela no lugar do entalhe.

O site de tecnologia "BGR" trouxe rumores de que a Samsung adotará um sensor de ultrassom para impressão digital. Este sensor enviaria ondas sonoras aos sulcos de uma impressão digital para autenticar os usuários. Essa tecnologia promete ser mais precisa que a usada nos celulares chineses, que lê as digitais com sensores óticos.

Não está claro se o sensor do A10 será do tipo ultrassônico ou ótico, embora não seja insensato esperar que a Samsung mantenha o sensor ultrassônico mais caro para telefones emblemática e use um sensor óptico para aparelhos de alcance médio.

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais