Topo

Sonho virando realidade: Google irá traduzir conversas em tempo real

Bruna Souza Cruz*

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

08/01/2019 17h00

Já imaginou poder conversar livremente com uma pessoa de outro idioma e tendo uma tradução em tempo real feita por uma máquina? Pois este sonho está finalmente começando a virar realidade. Em evento realizado nesta terça-feira (8) em Las Vegas (Estados Unidos) durante a CES 2019, maior feira de tecnologia do mundo, o Google anunciou uma nova funcionalidade capaz de traduzir conversas.

Segundo a empresa, a novidade passará a ser disponibilizada nas próximas semanas nos dispositivos Google Home - o alto-falante, que funciona como um assistente por voz, ainda não é vendido no Brasil. O Google diz que o recurso poderá conduzir uma conversação em "dezenas de linguagens", mas não especifica quais.

O UOL Tecnologia testou e notou que a tradução funciona para o português. Contudo, de cara já deu para notar que não é perfeito: algumas palavras foram traduzidas erradas em uma demonstração com ajuda de um funcionário do Google. São os típicos erros já vistos no Tradutor da empresa e é provável que o usuário tenha que falar bem pausadamente para a conversa ser mais apurada. 

O próprio recurso de traduzir na tela algo que você fala em outra língua já funciona no Google Tradutor atualmente - a diferença é a participação do Assistente como mediadora da conversa, nesta nova funcionalidade. A Microsoft tem uma solução parecida, chamada Microsoft Translator. 

A funcionalidade, na prática, parece ser mais simples do que soa. O Google Assistente na verdade consegue ouvir e interpretar o que uma pessoa diz, usando definições do Tradutor para traduzir a outro idioma. De qualquer forma, já deixa a humanidade mais próxima de um equipamento tradutor universal. 

A empresa chegou a fazer uma demonstração da funcionalidade no palco. O dispositivo mostrado pela companhia realizando o sonho de muita gente foi o Google Home Hub, que conseguiu traduzir em tempo real uma conversa entre uma falante do inglês e um falante de francês. Essa tradução foi feita com a ajuda do Google Assistente, assistente por voz da empresa.

Google mostra na CES inúmeros produtos que já funcionam com o Assistente - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Google mostra na CES inúmeros produtos que já funcionam com o Assistente
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

"Hey Google, seja meu intérprete de francês", pediu um representante do Google. Em segundos, o dispositivo ativou o "Modo Intérprete" e passou a traduzir a conversa, mantendo um diálogo entre os apresentadores da novidade.

Ao que parece, a inteligência artificial do Google consegue interpretar praticamente qualquer coisa que você disser. Em dispositivos com tela, a empresa chega até a exibir a tradução por escrito no display.

Os dois porta-vozes do Google, que fizeram a apresentação, destacaram que o sistema está mais preciso e funciona até em uma sala com muito barulho. Além disso, eles demonstraram que você pode fazer a mesma pergunta de diferentes formas e o Google Assistente consegue responder de um modo bem preciso.

A empresa cita que a tecnologia irá se expandir para outros lugares, como para ajudar a fazer check-in em hotéis e ajudar a entender horários dos ônibus em uma cidade estrangeira. O Google falou que o "Modo Intérprete" será testado em piloto durante a CES 2019 na recepção do hotel Caesars Palace, de Las Vegas. Ele ainda funcionará nos hotéis Hyatt de San Francisco (EUA) e no Dream Downtown de Nova York.

Google também te ajuda no trânsito

O Google também anunciou que o Google Assistente agora ajuda os usuários a navegar melhor com o Google Maps. Será possível compartilhar o horário previsto para a sua chegada no endereço marcado com amigos e família, enviar mensagens de texto usando a sua voz, procurar por lugares que estejam próximos a sua rota, entre outros

A empresa também anunciou uma parceria com a marca Anker e JBL para integrar o Google Assistente em acessórios de carros. A ideia é tornar o uso do sistema mais prático, sem a necessidade de utilizar fisicamente o smartphone para isso.

Google mostrou novo acessório para carros em parceria com outras empresas - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Google mostrou novo acessório para carros em parceria com outras empresas
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Em uma demonstração, uma porta voz da empresa começou a conversar com o Google Assistente mantendo o seu celular meio "escondido". O acessório desenvolvido pelas duas empresas conseguiu ouvir os comandos e enviou uma mensagem automaticamente, conforme foi solicitado.

Além disso, o Google também afirmou que a partir de agora o Assistente passará a funcionar com a tela do celular bloqueada. O usuário precisará apenas pedir para o Assistentes coisas como mostrar restaurantes por perto e configurar alarmes e lembretes sem precisar desbloquear o celular. O recurso está disponível atualmente para o Pixel e irá para todos os aparelhos Android em breve.

*A repórter viajou a convite da LG

**Colaborou Gabriel Francisco Ribeiro, do UOL, em São Paulo