Topo

Fique de olho! Bug no WhatsApp apaga mensagens antigas no Android

Empresa já foi comunicada do problema - Getty Images
Empresa já foi comunicada do problema Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

11/01/2019 16h28Atualizada em 11/05/2020 23h32

Se você é daqueles que gostam de guardar com carinho todo histórico de mensagens do WhatsApp, é bom dar uma olhada nas conversas antigas para ver se ainda estão completas. Isso porque, como foi notado pelo WABetaInfo, o aplicativo apagou mensagens velhas de forma arbitrária em celulares que usam o sistema operacional Android.

Quatro dias depois de ser contatada pelo UOL Tecnologia, a empresa confirmou que seu app está se comportando de forma anormal.

"Estamos cientes desse bug e estamos trabalhando em uma correção para os usuários que encontraram esse problema", afirmou um porta-voz do WhatsApp.

Checamos nas conversas antigas de um smartphone Android e encontramos bate-papos com mensagens desconexas, como se parte do conteúdo trocado entre os dois contatos tivesse sido deletada. Nossa impressão foi corroborada por outros relatos online.

"Desde o último mês, o histórico de conversas tem desaparecido cronologicamente. Agora a tendência mudou, toda manhã eu vejo que uma ou duas conversas desapareceram", relatou o WABetaInfo, site especializado em informações do aplicativo.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui
Nos comentários, outros usuários do Twitter também relataram o sumiço aleatório de conversas.

Embora ciente do problema, a empresa ainda não sabe explicar o que motivou o bug.

A recomendação seria fazer um backup, ou restaurar uma versão recente para ver se o que foi perdido pode ser recuperado desta maneira. Agora, se o backup for realizado já com as mensagens perdidas, estas não estarão disponíveis no ato da restauração.