Topo

Quer imprimir suas fotos digitais? Veja dicas para conseguir imagens boas

Sabe aquela foto maravilhosa? Hora de colocá-la num porta-retrato - iStock
Sabe aquela foto maravilhosa? Hora de colocá-la num porta-retrato Imagem: iStock

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/02/2019 04h00

Vamos combinar: poucas pessoas hoje em dia recorrem a álbuns de fotografia impressos na hora de mostrar fotos para os amigos. Ainda assim, mesmo que as telas tenham tomado o lugar dos álbuns físicos, há situações nas quais nada substitui uma foto impressa, como na hora de presentear alguém com um porta-retratos ou fazer um mural de fotos para decorar ambientes.

Se esse for o seu caso, já avisamos: há alguns cuidados que você deve ter tanto na hora de tirar a foto quanto antes de mandar para a impressão. 

O primeiro deles diz respeito à qualidade da imagem fotografada. Hoje temos câmeras de celulares que passam da marca dos 20 MP (megapixels). Ao menos em tese, o arquivo gerado por uma fotografia nessa resolução seria suficiente para imprimir uma imagem de cerca de 50 cm de largura por 30 cm de altura em ótima qualidade.

Qualidade foto - UOL - UOL
Fotografar com uma qualidade de imagem alta dá mais opções na hora de "revelar" a foto
Imagem: UOL

Para fotos na proporção 15 cm de largura por 10 cm de altura (15x10, tamanho popular para porta-retratos, por exemplo), as imagens não precisam ser tão pesadas.

"Fotos com 1 MP já permitiriam uma impressão nesse tamanho sem que a imagem fique pixelizada. Ainda assim, para esse tamanho o ideal é usar imagens com pelo menos 3 MP", explica o fotógrafo profissional Henrique Lenza. 

Nesse tamanho, as imagens tendem a ocupar 1 MB de espaço.

Ainda que existam fatores como qualidade da lente e dos sensores, boa parte dos celulares vendidos hoje em dia, inclusive modelos mais básicos, produzem imagens com megapixels suficientes para impressão em 15x10. 

Mas aqui, vale uma dica: mesmo que os 3 MP sejam suficientes para imprimir imagens em 15x10, vale a pena programar a câmera do celular para fotografar em qualidade superior, o que dá uma flexibilidade maior caso você deseje revelar a imagem em tamanhos maiores. 

Obviamente a questão do espaço ocupado no celular precisa ser levada em conta, mas fazer uploads constantes em serviços de armazenamento na nuvem como o Google Fotos diminuem a chance de você ser surpreendido com o esgotamento da memória do aparelho. 

E o formato?

Outra questão envolve o formato da foto tirada. A maioria dos celulares Android têm opções no app da câmera para fotografar na proporção 4:3 (a mesma usada em TVs de tubo, por exemplo) ou 16:9 (a proporção de telas modernas de TV, também chamada de "wide"). 

Em ambos os casos, imprimir uma foto na proporção 15x10 resultará em cortes. Caso a imagem tenha sido fotografada na proporção 16:9, a versão impressa terá cortes nas laterais. Se a imagem foi produzida na proporção 4:3, a impressão em 15x10 eliminará pequenas porções da parte superior e inferior da imagem. 

De qualquer maneira, a dimensão 15x10 é apenas um exemplo, uma vez que as empresas que oferecem serviços de impressão costumam ter opções de formatos distintos.

Qualidade foto 2 - UOL - UOL
Enquadrar a foto já considerando a impressão é uma boa forma de evitar cortes na imagem em papel, mantendo todos os elementos desejados
Imagem: UOL

O ideal é já ter uma ideia do formato que você pretende imprimir a foto antes mesmo de tirá-la. "O gosto da pessoa que vai determinar se a foto será quadrada ou retangular, wide ou não. Mas é sempre bom ter em mente o que você vai querer fazer com a foto depois de impressa para evitar a necessidade de cortar demais a imagem original", diz Lenza. 

Se você quiser ser mais detalhista e cuidar da imagem antes de ela ser impressa, é possível utilizar programas de edição de imagens como o Adobe Photoshop para cortar as imagens do tamanho exato antes de mandá-las para a impressão. 

Pode colocar filtro?

Os tão queridos filtros de imagem também podem se tornar vilões na hora de conseguir fotos impressas de boa qualidade. 

"Esses filtros mais 'prontos' de aplicativos comuns em celulares, como o Instagram, fazem as imagens perderem detalhes. Isso porque eles acabam igualando pixels de cores diferentes, o que diminui a qualidade", explica. 

Qualidade foto 3 - UOL - UOL
Filtros podem fazer com que a imagem perca qualidade. Neste caso, o ideal é usar apps mais parrudos, como o Snapseed ou o Adobe Photoshop
Imagem: UOL

Caso a ideia seja fazer um tratamento das fotos antes de imprimi-las, a melhor opção é apostar em programas para computador destinados a esse fim, como já citado Photoshop ou o Adobe Lightroom, ou ainda em apps do tipo para celulares, como o Snapseed. 

Mas se a ideia não é fazer algo conceitual ou distante da imagem retratada, procure fazer poucos ajustes. "Talvez ajustar a exposição para evitar que a imagem impressa fique muito clara ou escura. No fim, quanto mais original estiver a foto impressa, melhor ela irá retratar o momento que você deseja lembrar", conclui Lenza.