Topo

Atenção, desastrados: o que fazer se derrubar café no computador?

Siga este passo a passo quando derrubar líquidos no computador - Getty Images/iStockphoto
Siga este passo a passo quando derrubar líquidos no computador Imagem: Getty Images/iStockphoto

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

09/02/2019 16h52

Já perdi a conta de quantas vezes virei minha garrafa de água e o copinho de café no meu teclado do trabalho ou no meu notebook. Chegou num ponto que ninguém ao meu redor se choca ou se compadece. Mas, caso você ainda não saiba, líquidos e eletrônicos não combinam, então é preciso cuidado.

A primeira coisa é tirar imediatamente o equipamento da tomada, para evitar choques e curto-circuitos.

A água (não pura) funciona como um bom condutor de eletricidade. Segundo João Carlos Lopes Fernandes, professor de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia, ela distribui a energia elétrica pelo corpo humano, que também passa a funcionar como condutor. Em casos assim, a pessoa pode ter uma parada cardiorrespiratória e morrer.

O segundo passo é ser rápido e desconectar mouses, HDs externos, fones e outros acessórios. Então, vire o aparelho para que a água escorra e não vá ainda mais para o fundo. 

Processador, HD, RAM? Aprenda a escolher o melhor computador para você

Leia mais

Comece a secar.

Aqui você pode 1) ir direto para uma assistência técnica (recomendado) ou 2) tentar remover algumas peças do computador, mas não force nada. Tire apenas aquelas que são fáceis de acessar e podem ser secas também, como as baterias.

Se o teclado for mecânico, a melhor maneira de limpar é remover tecla a tecla.

Um jeito de limpar líquidos pegajosos é usar um pano de microfibra com um pouco de álcool isopropílico, que pode ser encontrado em farmácias. Eu disse álcool isopropílico, não álcool normal ou acetona.

Veja dicas para limpar o teclado do seu computador

UOL Notícias

Deixe o computador secar naturalmente por 24 a 48 horas -- com a tela levantada e os compartimentos abertos para facilitar a circulação do ar. Não use nada que coloque calor nas peças, como um secador de cabelo.

Uma empresa especializada pode fazer uma manutenção mais profunda. "Consiste em abrir completamente o aparelho, limpar suas partes e trocar as partes que precisam ser trocadas", explica Wilson Afonso, técnico da assistência técnica Gameteczone. O procedimento só deve ser feito após o período de garantia do aparelho expirar, porque a abertura de qualquer computador pode levar ao cancelamento da garantia.

Se o computador é um Mac e não pode ser desmontado, vale testar o truque de colocar o aparelho no arroz cru, para que a água seja absorvida. Perguntamos aos especialistas e a resposta é: funciona, em partes. Mas ainda é melhor do que nada.

Depois de 24 ou 48 horas, se estiver tudo certo com os circuitos internos, o computador vai ligar e você vai conseguir usar normalmente.

Caso não dê certo, é possível que a água tenha penetrado na parte interna do aparelho e só um especialista em reparo pode te ajudar. (Com BBC)