Topo

LG lança G8, que elimina o touch, e V50, que traz o 5G

Novo LG G8 manteve visual ultrapassado, mas traz recursos interessantes - Reprodução
Novo LG G8 manteve visual ultrapassado, mas traz recursos interessantes Imagem: Reprodução

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

24/02/2019 16h20

A LG lançou neste domingo (24) dois celulares top de linha: o G8 ThinQ e o V50 ThinQ --este último a aposta da marca para o 5G, a nova geração de banda larga que substituirá o 4G.

Os aparelhos foram mostrados no MWC (Mobile World Congress), principal evento global do universo mobile, que acontece nesta semana em Barcelona (Espanha), pouco depois de a Huawei ter apresentado o celular dobrável Mate X e a Xiaomi ter revelado o Mi Mix 3, ambos com 5G. Meses antes, a Motorola já tinha lançado o Moto Z3, e na quarta-feira, a Samsung trouxe o Galaxy S10 5G.

LG G8

Segundo os sites Android Pit e The Verge, que tiveram acessa aos novos aparelhos, o LG G8 vai na contra mão e tem menos câmeras --você pode optar por duas ou três principais.

Na parte frontal, tem um sensor ToF ("time of flight") que serve para reconhecimento facial - algo que a Apple faz com o Face_ID há anos, mas que poucas marcas incorporaram.

O novo sensor da LG reflete a luz infravermelha de um objeto, mede quanto tempo leva para retornar e usa os dados para calcular a profundidade. Segundo a empresa, essa tecnologia funciona em "distâncias longas", consumindo menos energia que outras tecnologias 3D. 

O TrueDepth da Face_ID transmite milhares de pontos de um objeto por laser e mede a distorção para calcular a profundidade.

Assim como o iPhone X e seus sucessores, aderiu ao controle por gestos (deslizar para esquerda e direta e pinçar, por exemplo). Como dizia o teaser, o aparelho dá "adeus ao touch". Os botões dão lugar a sensores colocados embaixo da tela. A diferença aqui é você sequer precisa encostar na tela para que os comandos funcionem.

Os sensores de detecção de rosto também permitem que você execute comandos usando o rosto ou as mãos sem tocar na tela. "Então, não haveria necessidade de tirar as luvas para tocar o telefone inteligente em climas gelados", disse a LG. Em um carro, por exemplo, os motoristas podem usar gestos manuais para controlar o rádio ou GPS, sem tirar os olhos da estrada.

Mas, quem já testou disse que o sistema não funciona tão bem.

O processador é de última geração, o Snapdragon 855 (o mesmo do S10 e equivalente ao Kirin 980 do Mate X e ao Exynos 9820 usado no S10 em alguns países).

Uma novidade interessante é que a tela Crystal Sound Oled funciona como alto-falante. Ela já é usada nas TVs da Sony e vibra o display quando reproduz o som. A marca diz que isso deixa o aúdio mais claro e alto. 

De resto, não mudou muita coisa em relação ao LG G7. A tela repete o visual do ano passado, que era o mesmo do iPhone X, com entalhe no topo. O leitor de impressões digitais permaneceu na traseira --o S10, por exemplo, já traz o sensor embutido na tela, e os botões foram para as laterais. As câmeras não têm mais saliência.

Ele vem em três cores: preto, azul e vermelho. A traseira é de vidro.

Ficha técnica

Tela: 6,1 polegadas Oled (3120 x 1440)
Memória: 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento (expansível a 2 TB)
Sistema Operacional: Android 9.0
Processador: Snapdragon 855
Câmeras: duas de 12MP e 16 MP (grande angular), de 8 MP (frontal)
Bateria: 3.500 mAh

LG V50 é o primeiro da marca com tecnologia 5G - Reprodução - Reprodução
LG V50 é o primeiro da marca com tecnologia 5G
Imagem: Reprodução

LG V50

O V50 é uma atualização do V40. De notável, a tecnologia 5G. Mas nada muito além disso. A bateria ficou um pouco maior (4.000 mAh), o que deixou o celular mais pesado

O processador também é o Snapdragon 855.

Para este modelo, há um acessório chamado Dual Screen, que é um segundo display Oled de 6,2 polegadas que se conecta ao telefone. Com ele, você consegue o dobro de tela. Deve funcionar para quem curte jogos, por exemplo. 

A segunda tela funciona para multitarefas, ou seja, você consegue usar mais de um app ao mesmo tempo.

São três câmeras na parte de trás, uma principal de 12 MP, uma lente telefoto de 12 MP para retratos e zoom, e uma lente grande angular. Na frente, são duas câmeras que garantem um modo retrato.

Ficha técnica

Tela: 6,4 polegadas Oled (3120 x 1440)
Memória: 6 GB de RAM; 128 GB de armazenamento (expansível a 2 TB)
Sistema Operacional: Android 9.0
Processador: Snapdragon 855
Câmeras: 12 MP (principal), 16 MP (grande angular), 12 MP (telefoto); uma frontal de 8 MP    
Bateria: 4.000 mAh