Topo

Made in China: Huawei trará smartphones top de linha ao Brasil em breve

Huawei P20, do ano passado, foi um dos responsáveis pelo recorde de vendas da chinesa - Reprodução
Huawei P20, do ano passado, foi um dos responsáveis pelo recorde de vendas da chinesa Imagem: Reprodução

Helton Simões Gomes

Do UOL, em Barcelona (Espanha) *

27/02/2019 09h37

Resumo da notícia

  • Executiva da Huawei afirmou que a empresa chegará "em breve" ao Brasil
  • Os modelos que serão vendidos não foram detalhados, com exceção do Mate X
  • O celular com tela dobrável chegará ao país entre o final de 2019 e início de 2020

A fabricante chinesa Huawei, que vem desbancando a Apple da vice-liderança mundial em vendas, promete chegar ao Brasil "em breve". Os detalhes sobre como a entrada no mercado brasileiro acontecerá não foram divulgados, mas já se sabe que o primeiro celular com tela dobrável da empresa, o Mate X, será um dos escolhidos para estrear por aqui.

O modelo vem para o Brasil entre o final de 2019 e o início de 2020, segundo Carlos Solomon Garcia, diretor de negócios de rede da Huawei para a América latina.

A chegada do smartphone durante esse período será na mesma época em que os celulares com telas dobráveis começarão a ser vendidos em alguns países da América latina, explicou o executivo.

Outros modelos

Segundo Gleice Rodrigues, líder de relações públicas do setor de celulares da Huawei, a entrada da fabricante chinesa oficialmente no mercado brasileiro acontecerá "em breve". E isso deve acontecer antes mesmo de o Mate X desembarcar por aqui.

A executiva não deu detalhes, mas afirmou que o brasileiro vai receber os melhores produtos da marca.

"A gente entende que o brasileiro é sedento por tecnologia e nós vamos levar o que há de melhor no nosso portfólio" Gleice Rodrigues

Se você ficou animado com a entrada da empresa no Brasil, há alguns eventos que podem fornecer uma pista de quão breve isso pode ser.

Poucos dias antes do MWC começar, a chinesa marcou o evento de lançamento de seu novo Huawei P30 para dia 26 de março em Paris, na França.

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais

Ele será o sucessor do P20 que, segundo a Huawei, foi um dos responsáveis ao lado do Mate 20 e do Honor 10 pelo recorde de vendas no ano passado. Em 2018, a empresa superou os 200 milhões de aparelhos vendidos. 

A Huawei tradicionalmente lança seus smartphones top, como os da linha P, no MWC, mas neste ano a estrela do show foi o Mate X, que entra na disputa com Galaxy Fold, da Samsung, neste novo segmento.

Huawei já esteve no Brasil

Lá em 2014, a fabricante chinesa tentou atrair consumidores brasileiros com os modelos Ascend P6 e Ascend P7. Na época, ela era a responsável pela fabricação e comercialização dos produtos no Brasil. Não deu muito certo e ela desistiu da estratégia por aqui.

No meio do ano passado, muitos brasileiros se animaram com o anúncio de que a Huawei voltaria ao país com alguns dos modelos mais desejados, como o P20 Pro, eleito um dos celulares com as melhores câmeras do mercado -- ele chegou, inclusive, a ser homologado pela Anatel um tempo depois.

Ao contrário da estratégia anterior, a Huawei faria a venda dos produtos em parceria com a Positivo Tecnologia. No entanto, em dezembro a animação foi por água abaixo.

A Huawei parece ter mudado de ideia e decidido buscar parcerias para trabalhar com a venda direta para os consumidores brasileiros e não só com a importação dos aparelhos. Será que agora vai?