Topo

Este celular gorducho tem uma bateria que não acaba (quase) nunca

Energizer Power Max P18K Pop - Divulgação
Energizer Power Max P18K Pop Imagem: Divulgação

Marcela Canavarro

Especial para o UOL, em Barcelona

28/02/2019 10h07

Resumo da notícia

  • Energizer Power Max P18K Pop promete uma semana em uso ou 50 dias em espera
  • Uma carga completa é suficiente para assistir a vídeos em HD por dois dias
  • Câmeras frontais ficam guardadas dentro do corpo do telefone

Com a enorme oferta de celulares no mercado, cada perfil de usuário pode encontrar aquele modelo que melhor se adequa às suas necessidades. Mas um aspecto é quase consenso: as baterias dos smartphones duram muito pouco, quando se usa serviços e aplicativos multimídia com frequência. 

A Energizer e a Evenir Telecom apresentaram na Mobile World Congress, a maior feira mobile do mundo, em Barcelona, o Power Max P18K Pop, um novo dispositivo que promete funcionar por até uma semana em uso regular ou 50 dias em modo de espera --a maior capacidade de bateria já apresentada ao mercado. 

Que preço você pagaria para ter vários dias de bateria no celular com uma única carga? No caso do P18K, além dos quase 599 euros (preço sugerido aos distribuidores locais) e 470 gramas de peso, é preciso se adaptar aos dois centímetros de espessura do aparelho --o que parece muito na era dos celulares ultrafinos, não é mesmo? 

Energizer Power Max P18K Pop - Marcela Canavarro/UOL - Marcela Canavarro/UOL
Imagem: Marcela Canavarro/UOL

Energizer Power Max P18K Pop - Marcela Canavarro/UOL - Marcela Canavarro/UOL
Imagem: Marcela Canavarro/UOL

O P18K vem nas cores azul, preta ou em degradée nos tons rosa, azul e roxo, com um acabamento metálico. Segundo a fabricante, uma carga completa é suficiente para falar por 90 horas, ouvir 100 horas de música ou assistir a vídeos em HD por dois dias ininterruptos.

O carregador rápido permite completar uma carga em oito horas. É só deixar na tomada quando for dormir e ele já vai estar carregado quando você acordar, de manhã.

"Se você está viajando, vamos dizer, numa viagem de barco cruzando o oceano e precisa de uma bateria externa, ou precisa de uma bateria externa e o telefone, pode usar este aparelho como sua principal bateria para carregar outros dispositivos e também para fazer chamadas", explica a gerente de comunicação da Energizer, Lucile Devictor.  

Energizer Power Max P18K Pop - Marcela Canavarro/UOL - Marcela Canavarro/UOL
Imagem: Marcela Canavarro/UOL

O aparelho disponível para testes no estande da Energizer, na MWC, exibia em seu sistema que a última carga havia sido feita há quatro dias e o tempo estimado de duração era de mais cinco horas.

Uma das explicações para a diferença de dois dias entre o tempo prometido pela fabricante e a duração do aparelho de testes pode ser o uso intenso e quase ininterrupto durante os últimos três dias no estande da Energizer, que chegava a ter filas de mais de 10 jornalistas e especialistas querendo ver o celular de perto. 

O único aparelho em funcionamento disponível no estande passava de mão em mão rapidamente, enquanto a equipe da Energizer tentava mantê-lo limpinho entre um vídeo e outro (nem sempre com sucesso, dada à competição feroz para tê-lo em mãos). 

Uma segunda hipótese para a diferença entre o tempo de duração prometido e o observado no aparelho de teste é de que a projeção da fabricante se baseie no modo "economia de bateria", que estava desligado no dispositivo que experimentamos. 

A bateria de longa duração é certamente o grande atrativo, mas o celular também promete fotos brilhantes e com grande definição de cor. Para isso, ele conta com cinco câmeras --duas frontais e três na parte traseira.

Energizer Power Max P18K Pop - Marcela Canavarro/UOL - Marcela Canavarro/UOL
Imagem: Marcela Canavarro/UOL

Cada conjunto de câmeras dispara ao mesmo tempo. Um software junta as imagens em uma única foto, garantindo, assim, uma qualidade maior. As câmeras frontais têm 16 MP e 2 MP, e as traseiras têm 12 MP, 5 MP e 2 MP. 

As câmeras frontais estão embutidas em um sistema pop-up, que fica guardado dentro do corpo do telefone. As lentes saem apenas quando o modo câmera frontal é ativado.

O sistema pop-up é uma tendência em celulares recentes, para aumentar a área utilizável do aparelho, com telas ocupando cada vez mais espaço da superfície frontal. No P18K, a tela tem 6,2 polegadas (cerca de 15,7 centímetros). 

O aparelho também serve como bateria externa para carregar outros celulares ou tablets através do cabo USB. Ele tem 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento.

A Energizer disponibilizará o P18K para distribuidores em 55 países em meados deste ano (a data exata ainda não está definida), mas caberá aos parceiros locais decidirem se comercializarão o aparelho. O preço final sugerido é de 599 euros. 

"O produto será disponibilizado para os distribuidores fazerem pedidos e então é por conta deles decidir se o produto é adequado ao mercado deles e se querem comercializar lá", explica Lucile Devictor.

E então, você trocaria seu celular ultrafino e leve por esse telefone gorducho, com uma bateria quase interminável?

Ficha técnica: Energizer Power Max P18K Pop

Tela: 6,2 polegadas (cerca de 15,7 centímetros).
Sistema operacional: Android 9
Processador: MediaTek Helio P70 
Câmeras: 12 MP, 5 MP e 2 MP (traseira) e 16 MP e 2 MP (frontal)
Memória: 128 GB de armazenamento, e 6 GB de RAM
Bateria: 18.000 mAh
Preço: 599 euros

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais