Topo

O que é "despacito"? Entenda uma das palavras mais buscadas pelo brasileiro

Luis Fonsi e Daddy Yankee: "Despacito" tem, em março de 2019, mais de 6 bilhões de views no YouTube - Sergi Alexander/Getty Images
Luis Fonsi e Daddy Yankee: "Despacito" tem, em março de 2019, mais de 6 bilhões de views no YouTube Imagem: Sergi Alexander/Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/03/2019 18h27

A palavra espanhola "despacito" é o diminutivo de "despacio", que significa "devagar". Ou seja, "despacito" quer dizer "devagarinho". Mas, se você estava na Terra nos últimos anos, é bem provável que tenha ouvido os seguintes versos:

Despacito / Quiero desnudarte a besos despacito / Firmo en las paredes de tu laberinto / Y hacer de tu cuerpo todo un manuscrito

Trata-se de um trecho da música "Despacito", colaboração entre o cantor Luis Fonsi e o rapper Daddy Yankee, ambos de Porto Rico, lançada em janeiro de 2017.

Criada inicialmente para ser o single de um álbum que Fonsi planejava lançar, "Despacito" teve sucesso imediato e estrondoso: em abril de 2017, ganhou um remix em parceria com Justin Bieber que, em apenas 6 meses, foi reproduzido 4,5 bilhões de vezes via streaming, segundo a gravadora Universal Music. No Brasil e em Portugal, virou trilha de novela.

Hoje, em março de 2019, o clipe da música no Youtube tem mais de 6 bilhões de visualizações.

E por que estamos falando de "Despacito" em pleno 2019? Simples: de acordo com uma pesquisa recém-publicada pela empresa de marketing digital SEMrush, a expressão "o que é despacito" foi procurada por brasileiros no Google 52 mil vezes no ano passado.

Fazer perguntas começadas por "o que é" no Google é um recurso eficiente para tirar dúvidas básicas ou encontrar significados de determinadas palavras. "O que é despacito" esteve entre as buscas desse tipo mais realizadas em 2018.