Topo

O que o Bill Gates está lendo? Aqui estão seus 10 livros favoritos

O filantropo e fundador da Microsoft costuma divulgar dicas de leitura; estas são as mais recentes - Simon Maina/AFP
O filantropo e fundador da Microsoft costuma divulgar dicas de leitura; estas são as mais recentes Imagem: Simon Maina/AFP

Felipe Germano

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • O executivo costuma dar dicas de leitura e essas foram últimas indicações
  • Obras sempre têm um toque de tecnologia, ainda que não pareça pelo título
  • Avanços da saúde e otimismo tecnológico são um tema central

Julgar um livro pela capa não é a melhor das estratégias - mas julgar por quem os lê, talvez seja um caminho interessante. Afinal, livros são uma das formas mais tradicionais de armazenar (e transmitir) conhecimento. Se gente interessante e inteligente acabou atraída por aquele calhamaço específico de páginas, é bem provável que a informação ali presente seja, no mínimo, relevante.

Pensando nisso, quando Bill Gates resolve contar quais são seus 10 livros sobre tecnologia favoritos, talvez seja uma boa dar aquela conferida. Abaixo você vê a lista, e entende um pouquinho sobre o que cada obra fala. Alguma coisa, com certeza, você vai aprender.

O Imperador De Todos Os Males, por Siddhartha Mukherjee

O livro de Mukherjee é uma "biografia" do câncer. Isso mesmo, a doença. O autor indiano (que, além de escrever também é físico e oncologista) traça uma linha do tempo da enfermidade. Desde os primeiros registros da doença, em um papiro no Egito Antigo até as milhões de mortes registradas atualmente. Sempre mostrando como o diagnóstico afetou - e afeta - suas vítimas. O melhor de tudo é que a obra já está traduzida para o português.

"Vencedora do Pulitzer, essa 'biografia' do câncer é um belo retrato do progresso feito na luta contra a doença ao longo do último século. Ele também mostra como alguns dos avanços científicos que acabaram nos levando a outras inovações, como as vacinas", conta.

Em Busca De Um Final Feliz, por Katherine Boo

Também disponível em português, o livro fala sobre a vida de quem mora na favela Annawadi - uma gigantesca comunidade que fica às margens do luxuoso aeroporto internacional de Mumbai. Vencedora do Pulitzer, a jornalista de veículos como New Yorker e Washington Post narra, em detalhes, as dificuldades e alegrias de quem mora na região.

"A profunda narrativa de Boo sobre a vida na favela de Mumbai pode até parecer uma escolha ruim em uma lista sobre livros de tecnologia. Mas ela oferece talvez o olhar mais claro que já vi sobre os desafios mundiais envolvendo saneamento básico. É uma obra essencial para qualquer um que espera reinventar a privada", crava Gates.

Life 3.0, por Max Tegmark

Sem tradução para o português, a obra escrita pelo professor do MIT teoriza como a Inteligência Artificial vai afetar nossa sociedade no futuro. Para isso foca em tópicos como criminalidade, justiça, empregos e definição de humanidade.

"Qualquer um que queira discutir como a inteligência artificial está moldando o mundo deveria ler este livro. Tegmark, físico por formação, adota uma abordagem científica. Ele não gasta muito tempo dizendo que devemos fazer isso ou aquilo e, como resultado, Life 3.0 oferece uma excelente base de conhecimento sobre o assunto.", afirma Gates

Should We Eat Meat, por Vaclav Smil

Quando tinha 20 e poucos anos, Gates tentou ser vegetariano. Não deu certo, cerca de um ano depois voltou aos hábitos onívoros, mas não por isso deixou de se interessar pela causa dos que não comem carne. A referência, para ele, aparece na obra de Vaclav, professor emérito e Meio Ambiente, na Universidade de Manitoba (Canadá). De acordo com o próprio fundador da Microsoft, o livro de Smil (cujo título poderia ser traduzido como "Deveríamos comer carne?", mas não foi lançado oficialmente por aqui) é a melhor fonte de informação para entender - e discutir - o que comer carne causa para o mundo.

"Sou um grande fã de tudo que Smil escreve. Ele não acredita que alternativas para carne alterarão os hábitos alimentícios ao redor do mundo. Talvez discordemos desse ponto específico, mas acredito que ele tenha coisas inteligentes para dizer a respeito de como alimentar o mundo sem destruir o planeta", afirma.

I Contain Multitudes, por Ed Yong

Ed é um jornalista britânico que fez fama ao redor do mundo por explicar didaticamente questões científicas complicadas. Em "Eu contenho multidões" (título não oficial, já que a obra não foi lançada em português), ele se dedica em explicar as complexidades e maravilhas dos seres microscópicos que nos cercam. Tudo sempre mostrando como essas criaturas invisíveis (a olho nu) mudam nossa vida a todo segundo.

Sou fascinado por micróbios e a flora intestinal talvez seja a chave para consertarmos todos os tipos de problemas médicos. Fiquei particularmente interessado na tese de Yong a respeito de como as bactérias que vivem no nosso sistema digestivo podem ser usadas para prevenir má nutrição", afirma Gates.

Homo Deus, por Yuval Noah Harari

Continuação independente de Sapiens (outro best seller do mesmo autor israelense) "Homo Deus" olha para nosso futuro. Combinando filosofia, história e pesquisas científicas recentes, Yuval tenta nos dizer como será o Amanhã, com os problemas que nos livraremos - mas também com muita coisa que nos fará sentir saudades de hoje em dia. Também já está disponível em português.

"Harari descreve um futuro esterilizado, sem doenças, fome ou guerra - mas onde elites endeusadas e robôs super-inteligentes consideram o resto da humanidade supérflua. Eu sou mais otimista que ele à respeito das chances de cairmos em uma distopia desse jeito. Se você está querendo imaginar os desafios do futuro, ele vai te dar o que pensar.", conta o fundador da Microsoft.

O Novo Iluminismo, por Steven Pinker

Professor de Harvard, Pinker é um dos maiores nomes do planeta quando o assunto é neurociência. Nesse livro (que também está disponível em português), ele critica os pessimistas e crava: o mundo está melhorando. Usando 75 gráficos, ao longo de 664 páginas, o autor utiliza dados para provar que a vida hoje é melhor do que era antes - e que tudo tende a ficar cada vez menos pior.

"Pinker explica em 'O Novo Iluminismo' (que por acaso é meu livro favorito) por que a inovação é cada vez mais concentrada em melhorar a qualidade de vida. Ele olha para 15 diferentes medidas de progresso para demonstrar como e por que o mundo está melhorando", afirma Gates.

Sustainable Energy, por David MacKay

MacKay faleceu em 2016, antes disso foi o principal professor de Engenharia da Universidade de Cambridge e escreveu essa obra onde descreve as dificuldades e vantagens do uso de energias sustentáveis. David explica como o consumo cada vez maior é praticamente inevitável, e traça teorias de como poderíamos minimizar os estragos que já estão sendo causados por essa necessidade de volumes industriais de eletricidade. A obra nunca foi traduzida para o Brasil.

"Se você está interessado em aprender de onde a energia vem, como ela é usada e quais os desafios envolvidos em mudar para novas fontes, eu não poderia recomendar este livro o bastante - e vai te ajudar a aproveitar mais do próximo livro da minha lista", diz.

Energy Myths and Realities, por Vaclav Smil

Aqui Vaclav deixa de lado a carne e foca em mitos à respeito da energia elétrica. O autor se apoia em pesquisas bem apuradas para desbancar falácias sobre fontes de energia vindas de políticos e ativistas.

Smil argumenta convincentemente que a nossa infraestrutura energética atual irá persistir. Ele e eu dividimos a crença de que a energia nuclear, que consegue usar essa mesma infraestrutura que já temos enquanto reduz as emissões de carbono, será uma importante fonte elétrica para as próximas décadas.

The Most Powerful Idea in the World, por William Rosen

Para o autor, a tal da "Ideia Mais Poderosa do Mundo" que dá titulo à obra não foi o Windows - mas o motor a vapor. Gates, no entanto, está longe de se ofender. Um de seus livros favoritos, o texto mostra como o principal componente das locomotivas revolucionou a indústria para sempre.

"Por entender como inovações mudam o mundo e evoluem pelo tempo, A didática história de Rosen sobre o motor a vapor é tão bom quanto um livro consegue ser", afirma Gates.