Topo

Por que recurso que impede entrar em grupo do WhatsApp era tão esperado?

Recurso começa a funcionar nesta semana - Getty Images/iStockphoto
Recurso começa a funcionar nesta semana Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

03/04/2019 13h32

Resumo da notícia

  • Usuário agora vai poder bloquear convites para participação de grupos
  • Novidade foi liberada pelo WhatsApp e usuários receberão ao longo da semana

Depois de fazer alguns testes, o WhatsApp finalmente começou a liberar uma novidade que todo mundo vai gostar: ninguém vai mais poder ser adicionado em grupos sem que tenha autorizado previamente.

Na prática, o novo recurso vai permitir que você escolha qual contato cadastrado em sua agenda pode ou não adicioná-lo em grupos (antigos ou novos). Vitória!

A novidade começa a funcionar a partir desta quarta-feira (3) em dispositivos Android e iOS (Apple) e os usuários vão receber a atualização ao longo desta semana.

"Você decide" é o sonho virando realidade

Levante a mão quem nunca foi adicionado em um grupo sem realmente desejar fazer parte dele.

A novidade lançada pelo WhatsApp representa um marco quando o assunto é ter mais controle e segurança sobre o uso do serviço de mensagens.

Ninguém mais vai ter aquela dor de cabeça por ser inundado por mensagens aleatórias e notificações insistentes sem autorização.

Você sabe. Uma vez dentro do grupo, nem sempre é fácil deixá-lo. Lembre-se daqueles que reúnem a família, a galera do trabalho. Em alguns casos o "estou só por educação" é mais forte.

Sem contar outros grupos indesejados, como aqueles que discutem temas que você não está a fim de debater, os que servem para vender produtos que você não quer. Ou tantos outros que só servem para espalhar fake news.

Até então, só era possível impedir a inclusão em determinado grupo se o usuário bloqueasse o administrador ou os administradores. Outra opção era sair de uma conversa por pelo menos duas vezes. O WhatsApp bloqueava o convite e a pessoa não era mais perturbada com isso. Tudo muito burocrático, não?

O risco de participar de grupos públicos no WhatsApp também precisa ser levado em conta. São conversas que podem ser acessadas por qualquer pessoa por meio de um link. Os temas são variados. Só que existem alguns que divulgam conteúdos ilícitos, como pedofilia.

Outra preocupação é com os dados de usuários. Um estudo feito no ano passado mostrou como é fácil adquirir informações pessoais de pessoas que usam o aplicativo e estão dentro de grupos públicos.

Como a novidade vai funcionar

Tudo o que você vai precisar fazer é ir nas configurações de privacidade do aplicativo Conta > Privacidade > Grupos.

Usuário agora vai poder bloquear convites para participação em grupo - Divulgação - Divulgação
O prazo para o aceite do convite é de três dias
Imagem: Divulgação

As três opções abaixo vão surgir. Escolha uma delas e confirme.

  • Todos: qualquer pessoa pode adicionar você em grupos sem que você autorize;
  • Meus contatos: apenas os perfis que estão cadastrados em seu WhatsApp é que podem adicioná-lo em grupos;
  • Ninguém: enquanto a opção estiver habilitada, ninguém vai ser capaz de adicionar o seu número em grupos.

Nos dois últimos itens, você vai receber um convite individual - em uma conversa privada — informando que alguém deseja incluir o seu perfil dentro de determinado grupo.

O prazo para o aceite é de três dias. Depois disso, ele expira.