Topo

A "nova Marta" do vídeo no WhatsApp não é menina; conheça o "mini CR7"

Vídeo que circula no WhatsApp chama criança dribladora de "nova Marta" - Reprodução/WhatsApp
Vídeo que circula no WhatsApp chama criança dribladora de 'nova Marta' Imagem: Reprodução/WhatsApp

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

06/04/2019 12h44

Você já deve ter recebido. Um vídeo que circula no WhatsApp mostra uma criança driblando outra. Ela veste a camisa do Real Madrid e seu adversário, o uniforme do Barcelona. Por ter rabo de cavalo, a dribladora foi apelidada de "nova Marta", em homenagem à craque brasileira, enquanto o outro pequeno, que distribui alguns pontapés, foi chamado de "novo Felipe Melo". Só tem um probleminha: a criança habilidosa é, na verdade, um menino.

E ele é bastante famoso. Arat Hosseini, de apenas 5 anos, é uma estrela do Instagram há pelo menos dois anos. Começou escalando paredes e exibindo um abdômen definido, mas agora protagoniza vídeos curtos em que mostra habilidade com a bola e humilha os rivais no campo. Se já foi chamado de "garoto-aranha" e "a criança mais forte do mundo", agora seu pai quer transformá-lo em um "mini CR7".

Nascido na cidade de Babol, no Irã, o menino passou a chamar atenção nas redes sociais desde que o pai, Mohammad Hosseini, passou a postar fotos e vídeos de seu treino no Instagram. Até a publicação deste texto, ele já acumulava mais de 2,1 milhões de seguidores.

Hosseini diz que notou que o filho tinha algo de especial quando ele ainda tinha só seis meses. Para provar sua percepção, postou um vídeo mostrando Arat pendurado por uma barra na altura da cabeça do pai. Ele trabalhava como motorista de táxi, mas largou tudo para transformar o filho em um atleta de elite.

"Decidi dedicar todo o meu tempo para o treinamento do meu filho quando percebi que ele tinha um talento incrível para ginástica", escreveu Mohammad na página de uma campanha lançada quando o garoto tinha três anos.

Pedófilos no YouTube: o lado nada cor de rosa da maior plataforma de vídeos

Leia mais

A ideia era arrecadar recursos para financiar a rotina de treino de Arat. No começo, ele se dedicava apenas a exercícios físicos. Um dos mais polêmicos vídeos postados por Hosseini mostra Arat fazendo abdominais até chorar. Por estas e outras cenas, o pai é criticado por quem acha que ele está explorando a criança.

Só que, depois um tempo, a brincadeira mudou. "Minutos, horas e dias se passaram e Arat agora tem cinco anos. Agora o sonho dele é ser o melhor jogador de futebol do mundo e ganhar todos os troféus", escreveu o pai no Instagram em julho de 2018.

Agora, Arat aparece em vídeos fazendo embaixadinhas e driblando jogadores adversários, alguns até maiores e mais fortes do que ele. Como toda criança, ele se frustra quando não consegue algo - há um vídeo em que chora por não ter batido seu recorde de 19 embaixadinha - e chora quando recebe uma entrada violenta de rivais - como a rasteira do "novo Felipe Melo".

Lola Aronovich: há uma década sendo alvo de grupos de ódio na web

Veja relato

Ao marcar gols, ele tira a camisa do Real Madrid e tensiona os músculos da barriga, imitando a pose de Cristiano Ronaldo após balançar as redes. Seu pai gosta de alimentar a comparação com o craque português.

"É um desafio muito difícil, mas sabemos que Arat é capaz de conseguir o que ele quiser. Nós vamos mudar a expectativa daqueles que não acreditam em nós. A Bola de Ouro e qualquer outro troféu estará nas mãos de Arat", escreveu Hosseini no Instagram em setembro do ano passado.