Topo

Fim dos likes? Entenda por que usuários do Instagram estão preocupados

iStock
Imagem: iStock

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/04/2019 14h22

Uma notícia tem deixado quem é fã do Instagram de cabelo em pé: segundo uma publicação feita no Twitter, a rede social de fotos e vídeos estaria testando uma atualização que "acabaria" com os likes. De cara, adiantamos: não é bem assim.

A informação veio por meio de Ane Manchun Wong, uma jovem de 24 anos especializada em fazer engenharia reversa em apps populares, como o Facebook, o Instagram e o Twitter.


Na postagem, ela aponta uma mudança considerável em uma versão de testes do Instagram: o número de curtidas das publicações deixaria de ser uma informação visível para todos os usuários para se tornar algo que apenas o autor da publicação pode ver.

Fiquem tranquilos, portanto: se essa mudança, de fato, for levada adiante pelo Instagram, ela não representaria o fim dos likes, mas apenas que a quantidade dessas reações ficariam "escondidas".

Ainda de acordo com a publicação de Wong, o Instagram justifica a mudança dizendo que o intuito é que "os seus seguidores se concentrem no conteúdo que você compartilha, não em quantos likes suas publicações conseguem".

A ideia aqui é evitar que os usuários só prestem atenção na quantidade de likes, deixando de notar conteúdos que não tem um número grande de curtidas.

A mudança, no entanto, poderia ser um complicador para influenciadores em ascensão, uma vez que empresas e agências dificilmente saberiam a real popularidade de "novos rostos". O número de curtidas na página poderia servir como um termômetro nesse sentido, mas com a profusão de perfis falsos, essa estatística perde boa parte do seu valor.

Procurado pelo UOL Tecnologia para esclarecer essa mudança, o Instagram não quis aprofundar o assunto. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa se limitou a dizer o seguinte: "Não estamos testando este recurso no momento, mas estamos sempre pensando em como melhorar a forma como as pessoas interagem no Instagram."