Topo

Use o YouTube para aprender: com estes canais você vai curtir estudar

Só em 2018 o brasileiro assistiu em média 19 horas de vídeo por semana  - Getty Images/iStockphoto
Só em 2018 o brasileiro assistiu em média 19 horas de vídeo por semana Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

28/04/2019 04h00

O tempo que o brasileiro passa assistindo a vídeos na internet cresce a cada dia e isso lá não é mais novidade - em 2018, os usuários passaram em média 19h por semana. Mas sabia que muita gente tem ido além das séries e filmes e usa plataformas de vídeo para estudar?

O entretenimento ainda é o principal motivo de acesso, mas a busca por conhecimento aparece em segundo lugar na preferência dos usuários que usam o YouTube no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela empresa no final do ano passado. O levantamento mostrou que globalmente a plataforma contabiliza 1 bilhão de visualizações de vídeos educacionais todos os dias. No Brasil, 9 em cada 10 pessoas usavam a plataforma para estudar e buscar conteúdos relacionados.

Para atender toda essa demanda, professores de diferentes áreas têm aderido ao YouTube e outras plataformas para ensinar, usar os vídeos para dar uma repaginada no formato das aulas ou ofertar materiais complementares aos estudantes.

Separamos abaixo uma lista esperta para quem deseja ampliar seus conhecimentos:

Aprenda português com músicas

Que tal usar paródias para ensinar a língua portuguesa? O Professor Noslen decidiu arriscar. O seu canal conta com quase 2 milhões de inscritos. E os seguidores não se restringem apenas ao Brasil. Usuários de Portugal, Angola, Moçambique e EUA também assistem aos vídeos feitos pelo youtuber.

Segundo a plataforma, o uso do bom humor e a publicação de conteúdos divertidos aumentam as chances de conquistar o público.

Matemática com bonequinhos de montar

O professor Rafael Procópio criou o canal Matemática Rio com foco em quem está se preparando para o vestibular, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e concursos públicos. Mas isso não significa que somente esses públicos podem acompanhar os vídeos feitos por ele.

Até o momento, ele já contabiliza mais de 1,5 milhões de seguidores. Raiz Quadrada, expressão algébrica, divisão com vírgula e Teorema de Pitágoras são alguns dos temas já abordados. Até um vídeo com dicas "não durma enquanto estuda" o professor gravou.

Um upgrade no Inglês

Para quem quer melhorar o inglês, a doutora em linguística pela USP Carina Fragozo criou o canal English in Brazil. Com mais de 1 milhão de seguidores, os vídeos abordam dicas sobre pronúncia, gramática, vocabulário, viagem, curiosidades e bate-papos com convidados sobre a língua inglesa.

Física descomplicada

Aprender física causa dor de cabeça em muita gente. Mas não precisa ser tão difícil. No canal Física total, que já contabiliza 422 mil inscritos, o professor Ivys Urquiza tem a missão de descomplicar os conceitos da física, principalmente para quem se prepara para o vestibular.

História nota 10

Os amantes de história, os curiosos de plantão e aqueles que têm dificuldades em aprender a matéria podem usar o canal Dez de História para melhorar seus conhecimentos.

Criado pelo professor Victor Rysovas, os internautas poderão aprender sobre a verdadeira história do Brasil, desde o tempo de colônia até a ditadura militar.