Topo

Pesquisa: 87% dos brasileiros na internet dominam somente o português

Internet já tem grande penetração no Brasil - Getty Images
Internet já tem grande penetração no Brasil Imagem: Getty Images

Luiza Ferraz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/05/2019 18h28

Na era digital em que vivemos, o uso da internet deixou de ser um privilégio e virou necessidade. Atualmente, a pessoa por trás das telas do computador ou smartphone não é mais de classe média, ultraconectada e com um plano de dados ilimitado.

Uma pesquisa feita pela agência Grey em parceria com o Instituto Locomotiva, mostrou que, dos 122 milhões de usuários brasileiros, 78% pertencem às classes C, D e E, três em cada quatro com 25 anos ou mais não têm ensino superior e 87% não fala outro idioma além do português.

Além disso, o Nordeste se destacou como região com maior dependência de conexão via wi-fi no celular, com índice de penetração em redes sociais como YouTube, Instagram e Messenger superiores à região Sudeste em alguns momentos.

Apesar da democratização do acesso, as barreiras financeiras ainda são um grande obstáculo ao uso pleno dessa tecnologia. Em 41% dos domicílios, o celular é o único dispositivo usado para se conectar, o que indica um consumo limitado: em média, os pacotes de dados oferecem 10 MB por dia, pouco mais de 30 segundos de vídeo Full HD.

O projeto surgiu com a ideia de mapear a relação do brasileiro com o digital, identificar seus hábitos de consumo e familiaridade com o processo. Para isso, percorreram três pontos principais: idade, renda, geografia e comportamento.