Topo

Motorista da Uber terá acesso menor ao endereço da casa de usuários no app

Uber mudará a forma que motoristas têm acesso a endereços de passageiros - iStock
Uber mudará a forma que motoristas têm acesso a endereços de passageiros Imagem: iStock

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

08/06/2019 10h35

Resumo da notícia

  • Uber vai mudar a dinâmica entre motoristas e passageiros do app
  • Agora, condutores não terão mais acesso a endereços após terminar corrida
  • Mudança já está valendo no Brasil desde a última semana
  • 99 também tem duas novidades: adicionar paradas na viagem e histórico de passageiros

A Uber mudou a dinâmica da relação entre motoristas e passageiros no Brasil. A empresa afirmou que, a partir da última semana, parou de informar aos condutores o endereço exato de embarque ou desembarque dos usuários que solicitam corrida no app no histórico do serviço. Em vez disso, será mostrada uma área mais ampla em que a corrida foi solicitada ou terminada.

Segundo a companhia, a decisão é para dar mais privacidade e segurança a usuários. Essa mesma regra já era aplicada nos Estados Unidos desde o ano passado.

A mudança passará a afetar diretamente todos os envolvidos no aplicativo: quando você terminar uma corrida pelo app, não será mostrado exatamente o endereço em que você pegou ou terminou a viagem. Com isso, o motorista terá menos informações sobre você a longo prazo.

A modificação pode impedir que condutores tenham acesso a dados como o endereço exato em que você mora ou trabalha. Assim, o usuário ganhará em privacidade.

O aplicativo ainda diz que essa mudança foi definida considerando tanto a experiência dos usuários quanto do condutor. Como exemplo de algo parecido, é citado que motorista e passageiro podem se comunicar por celular sem ter acesso ao número um do outro.

Recentemente, a companhia ofereceu recursos novos de segurança para motoristas que eram pedidos há muito tempo - como informar o destino das corridas antes de aceitá-las, algo que incomodou parte dos usuários.

99 também tem mudanças

Concorrente da Uber no setor, a 99 também apresentou novidades de segurança nesta semana. Desde a última segunda-feira (3), o app passou a liberar que passageiros adicionem paradas na mesma viagem e também passará a notificar o motorista sobre usuários frequentes da plataforma - duas coisas que a concorrência já possui.

Na primeira funcionalidade, passageiros poderão adicionar até duas paradas em uma mesma corrida e poderão ainda alterar os locais durante o trajeto. Já o recurso voltado a motoristas analisa o histórico de quem fez a chamada, avisando o condutor que aceitar o percurso.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A mudança da Uber valerá para o histórico de viagens. Assim, o motorista terá um acesso menor ao endereço do passageiro após terminar a corrida. O texto foi atualizado.