Topo

Ex-diplomata canadense é detido na China após prisão de executiva da Huawei

Meng Wanzhou foi presa no dia 1º de dezembro - Ng Han Guan/AP Photo
Meng Wanzhou foi presa no dia 1º de dezembro Imagem: Ng Han Guan/AP Photo

John Ruwitch e Michael Martina

Da Reuters, em Xangai e Pequim

11/12/2018 13h06

Um ex-diplomata canadense foi detido na China, disseram duas fontes nesta terça-feira, e a instituição onde ele trabalha atualmente, o Grupo Internacional de Crises, disse estar buscando sua liberação rápida e segura.

A detenção de Michael Kovrig acontece depois que a polícia canadense prendeu a vice-presidente financeira da empresa chinesa de tecnologia Huawei a pedido de autoridades norte-americanas, em uma medida que enfureceu Pequim.

Não ficou claro de imediato se os casos estão relacionados, mas a prisão de Meng Wanzhou em Vancouver, em 1º de dezembro, tem provocado temores de represálias contra a comunidade empresarial estrangeira na China.

"O Grupo Internacional de Crises está ciente de relatos de que seu conselheiro sênior para o Nordesde da Ásia, Michael Kovrig, foi detido na China", disse a instituição em comunicado.

"Estamos fazendo todo o possível para conseguir informações adicionais sobre o paradeiro de Michael assim como sua liberação rápida e segura", acrescentou.

Os Ministérios de Relações Exteriores e de Segurança Pública da China não responderam de imediato a perguntas enviadas sobre a detenção de Kovrig. A razão exata para a prisão dele não ficou clara de imediato.