UOL Notícias Notícias
 

Crise no mundo árabe

Iniciadas em janeiro, manifestações se espalham em países da África e do Oriente Médio; os ditadores de Tunísia, Egito e Líbia já caíram

  • Imagem: Ahmad Al-Rubaye/ AFP
23/10/2011 - 15h45

Chefe de transição diz que legislação líbia será fundada no código de leis islâmico


Em Benghazi (Líbia)

O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafá Abdul Jalil, reiterou neste domingo em Benghazi, onde a "libertação" da Líbia foi proclamada, que a legislação do país será baseada na sharia (lei islâmica).

"Como país islâmico, nós adotamos a sharia como lei essencial. E qualquer lei que violar a sharia é legalmente nula", indicou Abdul Jalil diante de dezenas de milhares de pessoas reunidas para uma cerimônia de proclamação da "libertação" do país.

Em meados de setembro, o líder das autoridades de transição já havia afirmado que o islã seria a principal fonte de legislação na nova Líbia e rejeitou qualquer "ideologia extremista".

Neste domingo, ele citou como exemplo a lei sobre o divórcio e o casamento que, sob o regime de Muamar Kadhafi, proibia a poligamia e autorizava o divórcio.

"Por exemplo, a lei sobre o divórcio e o casamento (...) esta lei é contrária à sharia e ela não está mais em vigor", indicou Abdul Jalil.

Ele também anunciou a abertura de bancos islâmicos na Líbia, que, conforme a lei islâmica, proíbem juros.

"Há boas intenções por trás da regulação da lei sobre os bancos. Tentaremos em particular estabelecer bancos islâmicos que (...) proibirão a usura no futuro, de acordo com a tradição islâmica", indicou.

Comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    Siga UOL Notícias

    Trânsito

    Cotações

  1. Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  2. Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  3. Hospedagem: UOL Host