Palestinos e israelenses concluem reunião na Jordânia

AFP

AMÃ, Jordânia, 9 Jan 2012 (AFP) -Emissários palestinos e israelenses se reuniram nesta segunda-feira na Jordânia, pela segunda vez em uma semana, para analisar a possibilidade de novas negociações de paz, informaram fontes concordantes.

"Durante nosso segundo encontro prosseguimos com nossos esforços para explorar as respectivas posições visando à retomada das negociações", revelou à AFP uma fonte palestina.

"Voltamos a dizer aos israelenses que a data limite para que apresentem sua posição sobre as fronteiras de 1967 e a segurança é 26 de janeiro, e que devem deter a colonização antes desta data", destacou a fonte.

A data foi proposta pelo Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) para a apresentação de propostas detalhadas visando uma conclusão pacífica do conflito.

Segundo o porta-voz da chancelaria jordaniana, Mohamad Kayed, o encontro ocorreu em uma atmosfera "clara e franca", apesar das "posições divergentes".

O encontro teve a participação do emissário palestino, Saëb Erekat, e de Yitzhak Molcho, representante israelense, além do chanceler jordaniano, Nasser Jawdeh.

Kayed revelou que as reuniões prosseguirão "visando alcançar uma base comum e aproximar os pontos de vista.

A primeira reunião, no dia 3 de janeiro passado, também em Amã, foi o primeiro encontro entre israelenses e palestinos em mais de 15 meses.

O diálogo, promovido pelo Quarteto, visa à retomada das negociações de paz iniciadas em setembro de 2010.

Últimas de Notícias

Ver mais notícias


Shopping UOL