Menina que sobreviveu a atentado talibã deixa hospital na Inglaterra


LONDRES, 08 Fev 2013 (AFP) - Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que escapou milagrosamente de um atentado do grupo talibã, recebeu alta do hospital de Birmingham, na Inglaterra.

Ela foi submetida a uma cirurgia bem sucedida na cabeça no dia dia 2 de fevereiro.Na quinta, a equipe médica considerou que o estado de saúde da adolescente de 15 anos era suficientemente bom para que ela recebesse alta do hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, e voltasse para casa.

Malala foi submetida a uma dupla operação na caixa craniana que durou quase cinco horas. Ela passou, em seguida, duas noites em tratamento intensivo antes de ser transferida para a ala de repouso "onde registrou progresso", segundo a mesma fonte.

"As duas operações foram muito bem sucedidas", afirmou no domingo um porta-voz do hospital, especializado no tratamento de soldados feridos no Afeganistão, onde Malala foi recebida em meados de outubro após o atentado que quase lhe custou a vida.

A primeira intervenção cirúrgica consistiu em perfurar o crânio de Malala a fim de colocar uma placa de titânio feita sob medida. A segunda foi realizada para a instalação de um micro-aparelho auditivo, já que uma bala destruiu o tímpano esquerdo da adolescente.

De acordo com a equipe médica, o completo restabelecimento de Malala ainda deve levar de "15 a 18 meses".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos