Correa anuncia perdão ao jornal El Universo de condenação por injúrias


Em Quito

  • AFP

O presidente do Equador, Rafael Correa, pediu a anulação da condenação a três anos de prisão e o pagamento de 40 milhões de dólares contra ex-diretores e um ex-editor do jornal El Universo, acusados de injúria, anunciou em uma carta pública lida nesta segunda-feira.

"Embora eu saiba que muitos querem que não seja feita nenhuma concessão aos que não merecem, e embora tenha tomado a decisão de iniciar este julgamento, decidi ratificar algo há tempos decidido em meu coração (...) perdoar os acusados, concedendo a eles a remissão das condenações que merecidamente receberam", disse Corea ao ler a carta.

O perdão da condenação é um direito do autor da denúncia previsto no código penal equatoriano.

Correa apresentou a demanda contra o El Universo em março de 2011 como cidadão comum, e não como governante, após uma coluna do ex-chefe de opinião Emilio Palacio, na qual é acusado de ter ordenado que disparassem contra um hospital durante uma rebelião de policiais em setembro de 2010.

No dia 16 de fevereiro, a suprema Corte Nacional de Justiça (CNJ) condenou em última instância o diretor do jornal, Carlos Pérez, e os vice-diretores César e Nicolás Pérez, depois que o primeiro se refugiou na embaixada do Panamá em Quito, onde obteve asilo político.

Seus irmãos encontram-se em Miami, para onde Palacio viajou em agosto em busca de asilo político.

O presidente também afirmou que desiste da ação contra dois jornalistas condenados em primeira instância ao pagamento de dois milhões de dólares em outro julgamento por danos morais, depois que um livro revelou contratos de um irmão do presidente com o Estado.

O governo Correa em fotos
Veja Álbum de fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos