Topo

Duas pessoas morreram no sul do México por terremoto de terça-feira

Em Chilpancingo (México)

22/03/2012 23h31

Duas pessoas morreram na última terça-feira (20) no estado mexicano de Guerrero (sul) como consequência do forte terremoto que atingiu parte do sul e do centro do país, uma por infarte e outra pelo impacto de um muro, informou o governador, Ángel Aguirre, nesta quinta-feira.

"Foram registradas duas perdas humanas" no município de Cuajinicuilapa, muito próximo ao epicentro do terremoto, "uma na comunidade de San Nicolás Maldonado, que sofreu uma parada cardíaca e o outra na comunidade de El Tamale, devido à queda de um muro", afirmou Aguirre à imprensa.

Além disso, o governador afirmou que, das 30.000 casas danificadas pelo tremor anunciadas na quarta-feira, 10.000 foram destruídas, apesar de membros de sua equipe de governo terem informado que ainda aguardam informação de outros pontos do estado.

"Devemos apoiar 10.000 famílias para a reconstrução total de suas casas, em 20.100 haverá trabalhos de reforço", completou.

O epicentro do terremoto de magnitude 7,4 que atingiu na terça-feira boa parte do sul e do centro do México, incluindo a capital do país, foi localizado em Guerrero e deixou além dos dois mortos 13 pessoas feridas.

Foi o terremoto mais forte no país desde 1985, quando um tremor deixou mais de 5.000 edifícios colapsados e mais de 6.000 mortos, segundo dados oficiais, apesar de ONGs terem afirmado que foram 30.000 mortos.

Desde terça-feira, ocorreram dezenas de réplicas de intensidade diversa, muitas delas imperceptíveis para a população.

Uma das mais fortes ocorreu às 10h46 locais (13h46 de Brasília) desta quinta-feira (22), de 5,2 graus na escala Richter, que provocou evacuações de diversos edifícios da Cidade do México.