Chávez volta a Havana para iniciar radioterapia

CARACAS, Venezuela, 24 Mar 2012 (AFP) -O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que partirá para Havana na noite deste sábado para iniciar um tratamento de radioterapia contra o câncer.

Chávez, que chegou à Venezuela no dia 17 de março, após retirar um tumor em Cuba, informou na TV estatal que "esta noite parto para Havana, por recomendação do meu médico, para iniciar amanhã o tratamento de radioterapia".

A terapia de "complemento à cirurgia a qual me submeti (...) se prolongará por 4 ou 5 semanas e será aplicada no mesmo hospital onde me detectaram o câncer", disse Chávez sobre o Centro de Pesquisas Médico-Cirúrgicas (Cimeq) de Havana.

Chávez afirmou que estará de volta à Venezuela "em poucos dias".

"Ontem me retiraram os últimos pontos da cirurgia a qual me submeti há quatro semanas e tudo está bem, ando comendo e me deslocando sem qualquer complicação", garantiu o presidente.

Aos 57 anos, Chávez, que jamais revelou que tipo de câncer tem, foi operado de um segundo tumor malígno em Havana no dia 26 de fevereiro passado, após uma primeira cirurgia, no mesmo local, em 2011.

Chávez anunciou a viagem durante a reunião do gabinete, no Palácio de Miraflores, que aproveitou para adiantar os assuntos de governo devido à permanência em Cuba.

O presidente, que em nenhuma ocasião entregou o cargo, afirmou que "de onde estiver vou continuar telefonando, firmando e lendo" para resolver as questões administrativas.

Chávez citou as próximas eleições presidenciais, no dia 7 de outubro, e reafirmou que derrotará o candidato e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski. "Já está escrita a grande vitória bolivariana (...) e vocês seguirão na oposição por mais 500 anos".

"Hoje a radioterapia e pouco a pouco irei assumindo novamente meu papel na vanguarda e venceremos".

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos