Coreia do Norte denuncia 'hipocrisia' dos EUA sobre lançamento de mísseis

Em Manila (Filipinas)

SEUL, 11 Abr 2014 (AFP) - A Coreia do Norte denunciou nesta sexta-feira a hipocrisia dos Estados Unidos, que utiliza "dois pesos e duas medidas" ao denunciar os lançamentos de mísseis norte-coreanos, mas não os da Coreia do Sul.

"Os dois pesos e duas medidas e a forma de agir desprezível dos Estados Unidos foram revelados", disse um porta-voz da Comissão Nacional de Defesa (NDC), citado em um comunicado da agência oficial norte-coreana KCNA

"Enquanto o governo dos Estados Unidos persistir em sua política hostil, seguindo com os dois pesos e duas medidas despótico, arbitrário e mafioso, a Coreia do Norte prosseguirá com as contramedidas de autodefesa para acabar com esta política", disse o porta-voz.

As declarações das autoridades norte-coreanas são a resposta do país aos lançamentos de teste de novos mísseis da Coreia do Sul no mês passado, com capacidade de transportar até uma tonelada de munição a qualquer ponto da Coreia do Norte.

O modelo foi desenvolvido graças a um acordo em 2012 entre Coreia do Sul e Estados Unidos para triplicar o alcance dos sistemas balísticos sul-coreanos.

Uma resolução da ONU proíbe a Coreia do Norte de testar mísseis balísticos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos