EUA felicitam presidente eleito do Paraguai

WASHINGTON, 22 Abr 2013 (AFP) - Os Estados Unidos parabenizaram nesta segunda-feira o presidente eleito do Paraguai, o empresário Horacio Cartes, por sua vitória na eleição de domingo, ao destacar a elevada participação do eleitorado e o "respeito" por parte de todos partidos políticos ao processo eleitoral.

"Parabenizamos o presidente eleito Horacio Cartes por sua vitória", declarou durante coletiva de imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Patrick Ventrell.

"Nós aplaudimos os esforços da Justiça Eleitoral do Paraguai, a elevada participação do eleitorado e o respeito demonstrado pelos partidos políticos no processo democrático", ressaltou Ventrell.

Cartes, membro do Partido Colorado, venceu a eleição com 45,91% dos votos, à frente do candidato governista Efrain Alegre, com 36,84%, de acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

Os Estados Unidos "esperam poder trabalhar" com o governo de Cartes, que assumirá o poder em 15 de agosto, em diversas áreas de interesse, incluindo na promoção da democracia e dos direitos humanos e da expansão do comércio, indicou Ventrell.

Os Estados Unidos estavam entre os países que se opuseram à suspensão do Paraguai junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), depois que o presidente Fernando Lugo foi destituído pelo Congresso em junho de 2012, fato considerado um golpe de Estado por vários países da região.

A OEA não suspendeu o Paraguai, assim como fizeram as organizações regionais do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), mas esperava que esta eleição pudesse ajudar a superar a crise política causada por essas medidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos