Topo

Nuvem verde preocupa Moscou, mas autoridades dizem que é natural

26/04/2012 18h41

MOSCOU, 26 Abr 2012 (AFP) -As autoridades russas asseguraram nesta quinta-feira que uma nuvem verde que apareceu em Moscou, junto com um pó da mesma cor que cobriu ruas e carros, se deve a um fenômeno natural e não a um acidente industrial.

"Muitos residentes se esqueceram de tudo o relacionado com fenômenos naturais e decidiram que se tratava de um acidente em uma instalação industrial", disseram as autoridades locais de Podolsk, cidade industrial da região de Moscou. "Mas se trata de pólen", acrescentaram.

O ministério de Situações de Emergência explicou que o rápido aumento das temperaturas "fez florescer várias espécies de árvores, gerando um pólen entre o amarelo e o verde, que cobriu ruas, janelas e carros".

"O pólen é perigoso para as pessoas que sofrem de alergia e asma. Para as demais, só provoca um incômodo passageiro", acrescentou.

O Centro Meteorológico da Rússia tentou usar o humor para abordar o assunto: "Hoje, os moscovitas se sentiam como personagens de um filme de catástrofe sobre uma invasão de extraterrestres", reportou.

Vários acidentes em instalações militares ou industriais russas foram registrados nos últimos anos.

Durante o verão de 2010, uma fumaça espessa causada por incêndios florestais invadiu Moscou.