Clinton pede à China que respeite 'dignidade' dos cidadãos

Em Pequim (China)

  • Jason Lee /Reuters

    Participantes chineses e norte-americanos do diálogo estratégico e econômico sino-americano posam para foto em grupo

    Participantes chineses e norte-americanos do diálogo estratégico e econômico sino-americano posam para foto em grupo

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pediu nesta quinta-feira (3) à China que respeite as "aspirações" e a "dignidade" de seus cidadãos, na inauguração do diálogo estratégico e econômico sino-americano.

Sem citar o dissidente Chen Guangcheng, que na quarta-feira (2) abandonou a embaixada dos Estados Unidos em Pequim, onde estava refugiado, Clinton afirmou que todos os governos "devem responder às aspirações de seus cidadãos em relação à dignidade e ao estado de direito".

"Nenhum país pode, nem deve, negar estes direitos" a seu povo, disse Clinton ao abrir dois dias de discussões diplomáticas e econômicas de alto nível em Pequim.

A China havia pedido na quarta-feira aos Estados Unidos que "deixasse de induzir ao erro a opinião pública" no caso Chen Guangcheng, após Clinton declarar a persistência do compromisso americano com o militante dos direitos civis.


O militante cego abandonou na quarta-feira a embaixada dos Estados Unidos em Pequim, onde permaneceu por seis dias, após receber garantias do governo chinês sobre sua segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos