Assad pede a ministérios sírios maior cooperação em ajuda humanitária (TV)

DAMASCO, 03 Mai 2014 (AFP) - O presidente Bashar al-Assad pediu neste sábado aos ministérios sírios responsáveis pela ajuda humanitária uma "cooperação maior" com as organizações locais e internacionais, segundo a TV estatal.

"Precisamos de uma cooperação maior entre os ministérios e órgãos envolvidos na ajuda humanitária, que a ajuda seja enviada imediatamente, e que se trabalhe com as partes interessadas nos campos local e internacional", declarou o presidente.

Em 23 de abril, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, havia estimado que o acesso à ajuda humanitária na Síria não havia melhorado, apesar de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU aprovada dois meses antes.

"A situação em matéria de segurança está se deteriorando, e o acesso da ajuda humanitária aos mais necessitados não melhorou. Continua sendo um ambiente muito exigente para se trabalhar", assinalou Ban em um relatório ao Conselho.

A chefe de operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, havia afirmado na última quarta-feira, no Conselho de Segurança, que a ajuda humanitária entregue à Síria chega a a apenas 12% das pessoas que vivem em "áreas de difícil acesso".

A ONU estima que 3,5 milhões de pessoas se encontrem em áreas de difícil acesso na Síria, e que 250 mil estariam sitiadas, a maioria pelo Exército, mas também pela oposição armada.

Uma publicação do governo pediu, também neste sábado, a demissão de Valerie, classificando de "falsas e hipócritas" suas declarações sobre a situação na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos