Ferrari pede desculpas à China por marcas de pneus em muralha

Em Xangai

As marcas de pneus deixadas por um automóvel Ferrari em um evento promocional nas muralhas históricas da cidade de Nankin (leste da China) provocaram a fúria de vários chineses e levaram a montadora italiana a pedir desculpas.

A Ferrari foi alçada à parte superior da muralha por uma grua e no local fez várias manobras, deixando as marcas de pneus sobre as pedras, segundo um vídeo que mostra agentes de limpeza tentando, em vão, limpar as marcas.

O carro é uma edição especial da Ferrari 458 Itália avaliada em seis milhões de yuanes (733 mil euros ou  R$ 2,3 milhões).

A Ferrari pediu desculpas em um comunicado, no qual afirma que respeita a cultura chinesa e tenta resolver os problemas criados por sua distribuidora, Kuaiyi Automobile.

A área manchada da muralha fica próxima da Porta da China - usada nas cerimônias do período imperial - e data da dinastia Ming (1368-1644). É um dos setores mais bem preservados da cidade.

"Não podemos tolerar que a Ferrari utilize a antiga porta da cidade para um espetáculo e a danifique. Se não respeita a cidade, não merece ficar aqui", escreveu um morador de Nankin em um microblog.

O incidente destacou o crescente ressentimento na China contra o luxo às vezes ostentoso ligado à marca esportiva.

O município de Nankin também repreendeu os organizadores do evento, alegando que o mesmo não havia sido autorizado.

Um especialista ouvido pela agência oficial Xinhua afirmou que o "dano estrutural é, talvez, invisível no momento, mas é muito real". 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos