Chávez volta à Venezuela após radioterapia em Cuba

CARACAS, Venezuela, 11 Mai 2012 (AFP) -O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que está em um avião no aeroporto de Havana prestes a decolar para a Venezuela, após uma semana de tratamento de radioterapia em Cuba contra o câncer.

Em mensagem no Twitter, Chávez diz: "Já no avião, sobre a pista do (aeroporto) José Martí rumo à Pátria Venezuelana! Com mais otimismo que nunca! Viveremos e Venceremos!"

A mensagem está no endereço do Twitter @chavezcandanga.

Funcionários da presidência em Caracas confirmaram à AFP que Chávez está voltando ao país.

O presidente, de 57 anos, é submetido a ciclos de radioterapia em Havana após ter sido operado para retirar um tumor maligno, em fevereiro passado, no mesmo local onde teve um câncer diagnosticado em junho de 2011.

Chávez não permite que se revele o local e o tipo de câncer que o afeta.

No início da semana, Chávez revelou em Cuba que retornará de maneira progressiva à campanha eleitoral na Venezuela, que começa oficialmente em julho.

"Estou governando, cumprindo minhas funções de chefe de Estado, de chefe de Governo, mas nesta situação especial da qual sairei nos próximos dias", disse Chávez.

O presidente prometeu vencer por "nocaute fulminante" o candidato opositor Henrique Capriles na eleição presidencial de 7 de outubro, na qual pretende obter 70% dos votos, algo em torno de 10 milhões de votos.

"Este candidato e esta força burguesa da direita não vão poder conosco", garantiu Chávez sobre Capriles, afirmando que a oposição "não tem um nome ou um projeto próprio".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos