Obama e Romney não convencem americanos sobre economia, diz pesquisa

WASHINGTON, 23 Mai 2012 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Barack Obama, e Mitt Romney, seu provável rival em novembro, não conseguiram convencer os americanos sobre sua capacidade para reativar a economia, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira.

Num momento em que o democrata Obama e o republicano Romney se atacam mutuamente no debate sobre a economia e a criação de empregos, a pesquisa The Wall Street Journal/NBD atestou que 52% dos americanos reprovam a gestão de Obama nesta questão, enquanto 43% a apoiam.

Por sua vez, Romney, que desde o início de sua campanha se gaba de sua experiência como empresário para assegurar que tem a capacidade de resolver a situação do emprego, tampouco consegue convencer o eleitorado.

Apenas 19% das pessoas interrogadas se dizem "seguras" ou "bastante seguras" de que as políticas defendidas por Romney sejam boas para a economia, enquanto 76% dizem estar "um pouco" ou "nada convencidas" de seus argumentos.

A taxa oficial de desemprego nos Estados Unidos era de 8,1% em abril, em baixa de um ponto desde o verão de 2011, mas em alta de três em comparação com antes do início da crise, em 2008.

Três anos e meio depois do início da pior crise econômica desde os anos 1930, 63% dos americanos consideram que a geração de seus filhos viverá em condições piores que as suas, segundo a pesquisa. Além disso, 48% pensam que seu país se encontra em uma fase de decadência a longo prazo, enquanto 45% pensam que se trata de uma crise.

Por outro lado, 58% das pessoas interrogadas no estudo The Wall Street Journal/NBC estão convencidas de que seu país "vai na direção errada", contra 33%, que consideram o contrário.

Quanto às intenções de voto, a pesquisa dá uma leve vantagem a Obama, com 47% contra 43% de Romney.

Há dez dias, a equipe de Obama acusa Romney de ser o "oposto a Robin Hood", afirmando que tiraria dos pobres para dar aos ricos.

Vídeos publicitários mostram ex-funcionários demitidos do fundo de investimentos Bain Capital, uma empresa de capital de risco fundada por Romney, classificando o candidato republicano de "vampiro" e "destruidor de empregos".

Romney lançou nesta quarta-feira um anúncio no qual americanos desempregados ou cujas casas foram embargadas protestam contra as medidas governamentais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos