Washington amplia lista de traficantes de drogas

WASHINGTON, 31 Mai 2013 (AFP) - O governo dos EUA identificou formalmente como grupos narcotraficantes Los Caballeros Templarios (México), Los Urabeños (Colômbia) e Los Cachiros (Honduras), assim como Luis Fernándo Sánchez, que seria líder do cartel de Tijuana, informou a Casa Branca nesta sexta-feira.

Essas organizações e Sánchez foram incluídos na Lei Kingpin (chefões do tráfico de drogas), segundo uma carta do presidente Barack Obama enviada ao Congresso.

Com isso, qualquer ativo que esses grupos tiverem nos EUA poderá ser bloqueado, e os indivíduos ou empresas americanas que negociarem com eles poderão ser alvo de sanções.

Sánchez é o "líder operacional" do cartel de Tijuana, que transporta toneladas de cocaína e de maconha do norte do México para os Estados Unidos, em guerra com o cartel de Sinaloa pelo controle do território, de acordo com informações do Departamento do Tesouro.

Os Caballeros Templarios é uma violenta organização que controla o narcotráfico, entre outras atividades criminosas como sequestro, roubo e extorsão, na costa do Pacífico mexicano.

Los Cachiros controlam 90% das pistas aéreas clandestinas de Honduras, usadas no transporte de grandes quantidades de droga das zonas de cultivo na Colômbia para os cartéis mexicanos, segundo o porta-voz do Tesouro.

Já Los Urabeños é uma organização de paramilitares e narcotraficantes que se dedica ao tráfico de drogas e de armas em 22 das 32 províncias colombianas. Seu chefe, Jesús Escalante Villegas, foi detido em 14 de maio em Caracas.

O governo americano também incluiu na lista de sanções econômicas o esloveno Mihael Karner e o afegão Haji Khotwal Noorzai por acusações de tráfico de drogas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos