Topo

Nigéria inicia remoção de corpos de vítimas de acidente aéreo

04/06/2012 12h14

LAGOS, 4 Jun 2012 (AFP) -Equipes de resgate da Nigéria iniciaram nesta segunda-feira os trabalhos de remoção dos corpos das vítimas do acidente aéreo que deixou um saldo de pelo menos 153 mortos em Lagos, em um cenário de enorme tensão e enfrentamento com familiares dos passageiros e curiosos.

A polícia precisou lançar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se reuniu ao redor dos destroços do avião, entre os quais havia muitas pessoas buscando desesperadamente seus familiares enquanto restos da aeronave ainda estavam parcialmente em chamas.

"Eu só quero saber como morreu", explicou à polícia uma homem que foi retirado do local enquanto buscava os restos mortais de seu irmão.

Pelo menos cerca de 2.000 pessoas acompanhavam as operações de remoção dos corpos e destroços com a ajuda de gruas mecânicas, nas proximidades do principal aeroporto nigeriano.

Desde 1992, ano em que um avião de transporte militar nigeriano se acidentou perto de Lagos causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis grandes catástrofes aéreas que deixaram entre 100 e 150 mortos de cada vez.

Na manhã desta segunda-feira, as equipes retiraram pelo menos 62 corpos dos destroços, informou um responsável das equipes de resgate, enquanto o país inicia um luto nacional de três dias.

Até o momento as causas do acidente da aeronave, um Boeing MD83, não foram esclarecidas, embora a caixa preta tenha sido encontrada e repassada à polícia.

De acordo com a agência de aviação civil, os dois motores da aeronave registraram falhas.

"Eles declararam 'mayday'" (código internacional de emergência), disse à AFP o presidente da agência, Herold Demurem.

"O motivo foi que os dois motores falharam", completou, antes de afirmar que as causas ainda não foram determinadas.

Um porta-voz do presidente Goodluck Jonathan disse à imprensa que o presidente pode visitar o local do desastre, mas a informação não foi confirmada.

Teme-se que tenham morrido moradores do bairro no qual o avião se acidentou, segundo uma fonte dos serviços de emergência. Em um dos edifícios danificados foram encontrados cerca de dez cadáveres carbonizados.

Segundo o porta-voz da polícia do Estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião se acidentou no bairro de Iju, no norte da cidade, perto do aeroporto internacional desta imensa cidade de quase 15 milhões de habitantes.

O avião atingiu um prédio no qual, segundo os vizinhos, havia uma igreja, uma loja e um edifício residencial de dois andares.

A aeronave "voou muito baixo durante cinco minutos com um ruído infernal, e bateu em uma zona residencial (...). Depois pegou fogo", contou uma testemunha à AFP.

bur/mjs/ahg.