Kerry diz que uso de armas químicas distancia saída política para Síria

WASHINGTON, 15 Jun 2013 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, advertiu pela primeira vez que uma eventual solução política para o conflito na Síria poderia ficar comprometida com o uso de armas químicas por parte do regime de Damasco, afirmou neste sábado o Departamento de Estado.

Kerry falou na sexta-feira por telefone com o colega iraquiano, Hoshyar Zebari, para conversar entre outras coisas sobre a situação na Síria e uma conferência internacional de paz sobre o tema, informou o Departamento de Estado.

"O secretário de Estado reafirmou que os Estados Unidos continuam trabalhando incansavelmente para uma solução política com o objetivo de organizar uma segunda reunião em Genebra", após a primeira, em junho de 2012, que esboçou um acordo nunca aplicado na Síria.

"Mas a utilização de armas químicas e a implicação recente do Hezbollah são a demonstração da falta de compromisso do regime para negociar e ameaçam deixar fora de alcance qualquer acerto político", segundo o Departamento de Estado.

Esta é a primeira vez que a diplomacia americana mostra dúvidas sobre a perspectiva de uma saída diplomática para a guerra na Síria, que passa por esta conferência em Genebra que Washington, Moscou e ONU tentam organizar desde maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos