Topo

Morre príncipe herdeiro saudita Nayef ben Abdel Aziz

16/06/2012 11h22

RIAD, 16 Jun 2012 (AFP) -O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Nayef ben Abdel Aziz, meio-irmão do rei Abdullah e ministro do Interior, morreu aos 79 anos neste sábado oito meses depois de ter recebido tal título dos membros da dinastia.

Com sua morte, a Arábia Saudita, um ator político e potência petroleira de primeiro plano, situada no coração de uma região em plena mutação política, deverá escolher outro sucessor do rei Abdullah, de 88 anos.

Ninguém foi oficialmente designado para se tornar príncipe herdeiro, mas o príncipe Salman ben Abdel Aziz, ministro da Defesa, de 76 anos, e irmão do herdeiro morto, aparece como eventual sucessor.

O anúncio da morte do príncipe Nayef, que havia se colocado como o defensor da dinastia dos Al-Saud, foi repentino, já que recentemente pessoas próximas a ele manifestaram-se tranquilas em relação a seu estado de saúde.

"O palácio real anuncia a morte do príncipe herdeiro Nayef ben Abdel Aziz", que era também ministro do Interior, informou a rede estatal Ejbaria.

Segundo a emissora, ele será enterrado no domingo na Arábia Saudita, depois que seus restos mortais forem repatriados, após uma oração por sua alma na grande mesquita de Meca, uma cidade santa localizada no oeste do país.

O princípe herdeiro havia viajado ao exterior em 26 de maio passado para se submeter a exames médicos pela segunda vez em menos de três meses.

A televisão não disse de qual doença ele morreu ou em qual país, mas, recentemente, a mídia o mostrou recebendo seus parentes em Genebra.

Segundo especialistas do reino, ele sofria de câncer.

A nomeação de um sucessor deverá passar pelo "Conselho de Lealdade", composto por 35 príncipes e presidido pelo reitor da Al-Saud, príncipe Meshaal bin Abdul Aziz (meio-irmão do rei Abdullah).

Tradicionalmente, as sucessões à frente do reino desenvolvem-se sem conflito aparente entre os membros da família real. Desde a morte em 1953 do rei Abdel Aziz, fundador em 1932 do reino da Arábia Saudita, cinco dos seus filhos subiram ao trono.

A transição sempre ocorreu sem problemas, exceto em 1964 quando o rei Saud foi forçado a abdicar em favor de seu irmão e príncipe Faisal.

O príncipe Nayef foi nomeado no final de outubro de 2011 herdeiro do trono depois da morte de seu irmão, o príncipe Sultan.

Ministro do Interior por 37 anos, supervisionou a luta contra a Al-Qaeda que havia realizado ataques sangrentos no reino entre 2003 e 2006, forçando seus líderes a fugir para o Iêmen. Ele também atuou duramente contra todas as formas de oposição contra a família Saud.

Era conhecido por manter boas relações com os defensores da ortodoxia religiosa e, geralmente, em oposição a uma evolução dos ultra-conservadores no reino.

Partidário de uma linha dura contra o Irã, mantinha por outro lado sólidas relações no mundo árabe. De acordo com diplomatas, teve papel na decisão do reino de receber o deposto presidente tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e no envio de tropas para o Bahrein para ajudar a suprimir a revolta dos xiitas.

Nascido em Taif, em 1933, foi nomeado governador de Riade por 20 anos antes de se tornar vice-ministro (1970) e depois ministro do Interior em 1975.