Chávez preside desfile militar pela Independência

CARACAS, Venezuela, 5 Jul 2012 (AFP) -O líder venezuelano, Hugo Chávez, presidiu nesta quinta-feira um grande desfile militar, em Caracas, por ocasião do 201º aniversário da declaração da Independência, com a exibição de armamento comprado da Rússia.

"É um desfile memorável, agradeço por estar aqui pessoalmente. No ano passado, acompanhei apenas a distância. Graças a Deus, obrigado ao Cristo Redentor por me dar saúde e vida para acompanhar este dia da revolução e da independência nacional", disse Chávez.

No ano passado, Chávez foi impedido de assistir ao desfile militar pelo Bicentenário da Independência por estar em recuperação após retirar um tumor maligno, diagnosticado em junho de 2011.

Durante o desfile desta quinta-feira, transmitido em rede nacional de TV, foram exibidos fuzis AK-103 Dragunov, tanques T-72, carros de combate BMP-3, blindados PT-80 e sistemas antimísseis, todos comprados na Rússia.

O desfile foi sobrevoado por helicópteros M1-17 e MI-26 e aviões Sukhoi 30MK2, também de fabricação russa.

Em um rápido discurso, Chávez voltou a pedir lealdade às Forças Armadas e advertiu para os "ataques" da burguesia contra os militares, reafirmando que na Venezuela "só é possível obter a democracia pelo caminho do socialismo".

"Que nunca mais um soldado venezuelano marche com o glorioso uniforme bolivariano para defender os interesses da burguesia e do imperialismo", disse Chávez.

No dia 5 de julho de 1811, a Venezuela se converteu na primeira república da América Latina a declarar sua independência total da Espanha, ao se proclamar um Estado "livre e soberano".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos