Domingo sangrento em Gaza: quase 100 palestinos e 13 israelenses mortos

Em Washington

GAZA, Territórios palestinos, 20 Jul 2014 (AFP) - Quase 100 palestinos morreram neste domingo no ataque do Exército israelenses contra um bairro da periferia de Gaza, fazendo deste dia o mais sangrento desde o início do conflito na Faixa de Gaza, onde 13 soldados israelenses também morreram.

Os líderes palestinos e a Liga Árabe acusaram Israel de cometer um "massacre atroz" no bairro de Shajaya, na periferia leste da cidade de Gaza, enquanto o secretário-geral da ONI Ban Ki-moon se prepara para um giro na região para tentar acabar com o conflito que já matou 435 palestinos.

Para o Exército israelense este também é o dia mais mortal: treze soldados israelenses da Brigada Golani foram mortos na madrugada de sábado para domingo em combates na Faixa de Gaza, o que eleva a 18 o número de militares mortos.

"Nós sabemos que durante os combates há perdas, e nós sabemos do nosso dever de cumprir com nossas missões", declarou o chefe de Estado-Maior do Excército, Benny Gantz.



Massacre em Shajaya

Segundo os serviços de emergência, ao menos 62 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas nos bombardeios contra o bairro de Shajaya, os mais mortais desde o conflito de 2008-2009.

Com 97 mortos em toda a Faixa de Gaza, este também é o dia mais sangrento desde o lançamento, em 8 de julho, da ofensiva israelense para neutralizar as capacidades militares do Hamas, que controla este território.

Em Shajaya, um jornalista da AFP descreveu cenas de carnificina e caos, como um homem que teve a cabeça arrancada. As ruas estavam cheias de carros queimados, incluindo uma ambulância, e vários corpos continuam a ser retirados dos escombros sem cessar.

"O bombardeio brutal e a ofensiva terrestre em Shajaya são crimes de guerra contra civis palestinos e representam uma escalada perigosa que poderá ter sérias consequências", denunciou a Liga Árabe.

O governo palestino também condenou "de maneira firme o massacre atroz cometido pelas forças de ocupação israelenses contra os civis inocentes de Shajaya", chamando a comunidade internacional a "reagir imediatamente contra este crime de guerra".



Obstinação do Hamas Frente ao número alarmante de mortos, o Exército israelense justificou sua ofensiva contra este bairro localizado perto da fronteira.

"Shajaya é uma área civil, onde o Hamas tem posicionado seus foguetes, os seus túneis, centros de comando", afirmou o Exército, ressaltando que "há dias temos avisado os civis de Shajaya para que deixem o local".

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu considerou que a operação militar visando destruir os túneis utilizados pelo Hamas em Gaza poderia terminar "rapidamente", sem, contudo, fixar datas.

Uma frágil trégua humanitária, intermediada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), para evacuar de Shajaya os mortos e feridos foi rompida de forma intermitente. Finalmente, o Exército israelense anunciou estender o cessar-fogo às 14h30 GMT (11h30 no horário de Brasília).

O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou por sua vez que o movimento islâmico Hamas recusou na semana passada uma proposta de cessar-fogo, e ele está "obstinado a atrair a fúria" de Israel.

No total, a ofensiva israelense fez ao menos 435 mortos e mais de 3.000 feridos palestinos, em sua maioria civis, apesar dos repetidos apelos da comunidade internacional para a contenção.

A ONU em Gaza indicou por sua vez que acomoda mais de 63.000 deslocados, mais do que durante o conflito de 2008-2009 que teve 1.400 palestinos mortos.



Intensificação O Exército de Israel anunciou a intensificação de sua ofensiva terrestre, lançada na quinta-feira, para neutralizar os disparos de foguetes e os túneis subterrâneos do movimento palestino.

Este conflito, o mais sangrento desde 2009 no enclave palestino sob cerco há anos, é o quarto entre o Hamas e Israel em menos de uma década.

O ministro das Finanças israelense, Naftali Bennett, declarou à rádio pública que os túneis escavados pelo Hamas tinham a intenção de "atacar simultaneamente de sete a oito kibutz" (aldeias cooperativas), afirmando que Israel estava "pronto para pagar um preço terrível para evitar que civis israelenses sejam vítimas desta catástrofe".

O Exército de Israel informou ainda a morte de 70 "terroristas" desde quinta-feira e treze túneis descobertos.



Estratégia de saída Na esperança de obter um cessar-fogo, Abbas deve se reunir em Doha neste domingo com o líder exilado do Hamas, que exige o levantamento completo do bloqueio a Faixa de Gaza, a abertura da fronteira de Rafah com o Egito e a libertação de prisioneiros. Uma proposta egípcia para um cessar-fogo havia sido rejeitada pelo movimento islâmico palestino.

Na frente diplomática, Ban Ki-moon era esperado neste domingo na região. Durante uma breve visita a Israel, o chefe da diplomacia francesa Laurent Fabius salientou a "prioridade absoluta" para se chegar a uma trégua.

A imprensa israelense ainda apoia em grande parte a ofensiva, mas alguns títulos questionam se o governo estava verdadeiramente preparado para todos os cenários.

bur-alf/cbo/mr-mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos