Topo

Incêndio florestal mata três na Espanha

22/07/2012 20h49

BARCELONA, Espanha, 22 Jul 2012 (AFP) -Três pessoas morreram e 21 ficaram feridas devido ao grande incêndio que já destruiu 12 mil hectares de vegetação no nordeste da Espanha, na zona de fronteira com a França, informaram neste domingo as autoridades catalãs.

As vítimas fatais são um pai e sua filha de 15 anos, que se atiraram ao mar em Port-Bou, no sul do Mediterrâneo, para fugir das chamas, e um homem de 75 anos, que sofreu um ataque cardíaco quando viu sua casa cercada pelo fogo.

Entre os 21 feridos, sete estão em estado grave, incluindo um francês com queimaduras em 80% do corpo, informaram os bombeiros.

"Esta noite será longa. Vamos trabalhar intensamente", declarou o ministro catalão do Interior, Felip Puig. "Esperamos que nas primeiras horas de amanhã possamos utilizar os meios aéreos".

Segundo Albert Ballesta, diretor-geral do ministério do Interior, o "incêndio avança a 6 km por hora, com chamas de cinco metros".

O incêndio teve início neste domingo, nas proximidades de La Junquera, na fronteira com a França, segundo o governo catalão.

As chamas, avidadas por um vento de 90 quilômetros por hora, se propagaram rapidamente por milhares de hectares de vegetação em pouco tempo, enquanto os aviões eram impedidos de atuar.

"Devido à intensidade do vento, os oito aviões destinados à região não puderam jogar água sobre as chamas", explicou um funcionário do governo regional.

As nuvens de fumaça cobriam neste domingo o céu da região, onde várias estradas foram fechadas devido à baixa visibilidade ou à ameaça das chamas, incluindo a autopista que liga Perpignan, no sul da França, a Figueras, na Cataluña, no nordeste espanhol.

O tráfego entre França e Espanha foi desviado para a estrada que corta o Principado de Andorra.

Diante da gravidade da situação e sem meios para evacuar os habitantes da região, as autoridades pediram à população de nove localidades que permeneça em casa, fechando portas e janelas.

Ao menos 4 mil pessoas estavam sem energia elétrica na noite deste domingo na zona afetada.

"O fogo avançou muito rápido, o que dificultou seu controle", disse à imprensa o ministro catalão do Interior, Felip Puig.

Ao menos 80 brigadas de bombeiros lutavam neste domingo contra as chamas, que continuam avançando.

Na noite deste domingo, a polícia catalã anunciou que 93 pessoas, incluindo 74 crianças, foram evacuadas de um campo de férias próximo à localidade de Sant Climent Sescebes.

Durante o final de semana, mais de trinta focos de incêndio destruíram centenas de hectares de vegetação no lado francês, nos Pirineus Orientais, ao longo da fronteira, antes de passar para o lado espanhol.

Os incêndios florestais são particularmente numerosos este ano na Espanha, que teve o inverno mais seco dos últimos 70 anos.

No início de julho, um incêndio se propagou durante vários dias pela região de Valencia, no leste do país, destruindo mais de 50 mil hectares de vegetação.

Na última semana, as chamas atingiram Tenerife, uma das ilhas do arquipélago das Canárias, onde devastaram milhares de hectares na zona do monte Teide, limítrofe ao parque natural classificado como patrimônio da Unesco.