Topo

Sobreviventes encontrados três dias após terremotos no Irã

14/08/2012 10h00

Teerã, 14 Ago 2012 (AFP) -Duas pessoas foram resgatadas vivas e com boas condições de saúde nesta terça-feira, depois de passar quase 72 horas sob os escombros provocados por dois terremotos no sábado no noroeste do Irã, informou a imprensa local.

Ambas estavam nos escombros da própria casa quando foram localizadas pelos cães farejadores, informou a agência Irna.

De acordo com a imprensa, o estado de saúde das duas pessoas é bom. O resgate aconteceu em um vilarejo ao nordeste de Tabriz.

A agência Fars informou que um número indeterminado de corpos foi localizado nesta terça-feira, incluindo o de uma mulher de 27 anos, no mesmo vilarejo.

O ministério do Interior anunciou no domingo o fim das operações de resgate. Hassam Ghadami, diretor da célula de crise ministerial, chegou a afirmar que não havia mais ninguém entre os escombros.

Algumas personalidades políticas iranianas criticaram a reação do governo após os terremotos, enquanto outras elogiaram a rapidez das equipes de resgate.

Os tremores que afetaram o país no sábado com poucos minutos de intervalo deixaram 306 mortos, em sua grande maioria mulheres e crianças, e mais de 3.000 feridos.

Os terremotos, com 6,3 e 6,4 graus de magnitude, abalaram uma região montanhosa da província do Azerbaijão Oriental, na região noroeste do país.

O governo pretende conceder uma ajuda rápida aos moradores que perderam suas casas. De acordo com fontes oficiais, mais de 10.000 residências foram afetadas.

O Irã está situado sobre falhas geológicas importantes e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O mais importante dos últimos anos, em dezembro de 2003, matou 31.000 pessoas em Bam (sul), 25% da população da cidade.