Milhares de palestinos fogem das imediações da fronteira com Israel

GAZA, Territórios palestinos, 19 Ago 2014 (AFP) - Milhares de palestinos fugiam nesta terça-feira da Cidade de Gaza ante o temor da retomada dos ataques israelenses, informaram testemunhas.

Um jornalista da AFP viu centenas de habitantes do território palestinos com bolsa e malas abandonando Shejaiya, fronteira com Israel, para buscar abrigo nas escolas da ONU transformadas em refúgios.

Israel lançou ao menos quatro ataques aéreos contra a Faixa de Gaza nesta terça-feira e ordenou o retorno de seus negociadores no Cairo, após os disparos de três foguetes a partir de território palestino, em plena trégua acordada na véspera.

Os ataques ocorreram nos arredores de Beit Lahiya, no norte do reduto palestino, em Maghaz, no centro, e em Khan Yunes e Rafah, no sul, segundo testemunhas e forças de segurança palestinas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia ordenado uma resposta militar a esta violação da trégua acordada no Cairo pelos negociadores israelenses e palestinos, e que vencia à meia-noite desta terça-feira (18h00 de Brasília).

Os disparos de foguetes, que atingiram a zona de Bersheva, onde vivem 200.000 pessoas, não foram reivindicados.

O exército israelense explicou que iria buscar bases de terrorismo na Faixa de Gaza.



my-jm/lal/feb/meb/jz/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos