Cuidado às vítimas do Isaac vira disputa de campanha em Nova Orleans

NOVA ORLEANS, EUA, 31 Ago 2012 (AFP) -Os aspirantes à Casa Branca modificaram rapidamente sua agenda de campanha e incluíram Nova Orleans e os afetados na passagem do furacão Isaac.

Enquanto o republicano Mitt Romney modificou repentinamente seu programa para acompanhar de perto nesta sexta-feira os danos provocados pelo furacão, o democrata Barack Obama também anunciou sua chegada na segunda-feira à cidade, em um deslocamento que, segundo seus assessores, já estava previsto.

Após ter criticado severamente o balanço do presidente em fim de mandato, durante sua nomeação na quinta-feira como candidato republicano às eleições de 6 de novembro, Romney decidiu não participar de um comício na Virgínia (leste) para tentar se apresentar como um homem que está à altura das circunstâncias.

Em 2005, o então presidente, o republicano George W. Bush, foi muito criticado por causa da lentidão de suas reações em relação ao devastador furacão Katrina, que arrasou Nova Orleans e que deixou 1.800 mortos na região.

A equipe de campanha de Romney anunciou na manhã desta sexta-feira esta mudança de última hora na cidade de Lakeland, na Flórida (sudeste), onde, junto com seu colega de chapa, Paul Ryan, participaria de um comício.

Durante a convenção do Partido Republicano, em Tampa (Flórida), Romney havia prometido a seus militantes "reviver a promessa dos Estados Unidos". Buscou se aproximar dos eleitores enfocando a sua vida privada, um recurso que espera fortalecer com seu súbito encontro com a população de Nova Orleans.

- Disputa para se aproximar das vítimas -

-----------------------------------------

Acompanhado da esposa, Ann, Mitt Romney aterrissou na capital do estado da Louisiana (sul) ao meio do dia e se deslocará para LaFitte, a 26 km de Nova Orleans, para observar no local os danos causados no começo da semana pelo furacão Isaac, rebaixado depois para tempestade tropical.

Segundo sua equipe de campanha, ele visitará ainda um centro de emergência local.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que Obama visitará a Louisiana nesta segunda-feira, após um ato eleitoral em Ohio (norte) e se reunirá com as autoridades locais e representantes dos moradores afetados pelo furacão.

Carney se negou, no entanto, a comentar a pertinência da viagem de Romney a Nova Orleans, já que o candidato republicano não ocupa um cargo oficial.

Um assessor do presidente declarou a jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One que levava Obama ao Texas (sul) que "a decisão do presidente de ir na segunda-feira a Nova Orleans foi tomada antes de o governador Romney anunciar sua decisão de ir na sexta-feira para Louisiana".

Romney viajava a bordo de um avião totalmente novo destinado especialmente para a sua campanha, apresentado em Lakeland para seu primeiro dia como candidato oficial do Partido Republicano. Esta condição lhe permite usar os recursos de campanha arrecadados para a eleição.

Os republicanos acumularam cerca de US$ 186 milhões, contra US$ 124 milhões dos democratas.

Isaac atingiu na terça-feira o Golfo do México após ter provocado trombas d'água na Flórida e atrasado em um dia a convenção republicana em Tampa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos