Topo

Incêndio em fábrica paquistanesa mata 166

De Karachi (Paquistão)

12/09/2012 06h33

Pelo menos 166 pessoas morreram em um incêndio na noite de terça-feira (11) em uma fábrica têxtil de Karachi, sul do Paquistão, informaram as autoridades locais, que temem um número ainda maior de vítimas.

"Recuperamos 166 corpos até o momento, mas tememos um número maior", afirmou à AFP Roshan Shaikh, chefe de polícia da cidade.

Karachi é uma megalópole do sul do país com 17 milhões de habitantes e centro do setor industrial paquistanês.

As causas exatas da catástrofe de Karachi ainda estão sendo investigadas, mas como é frequente no Paquistão a suspeita é de falta de segurança nas instalações.

O ministro da Indústria de Sindh anunciou a abertura de uma investigação por negligência contra o proprietário da unidade.

Mais cedo, outro incêndio em uma unidade de produção de sandálias de plástico de Lahore (região leste do país, com 10 milhões de habitantes) provocou 21 mortes.

As chamas se propagaram rapidamente na unidade instalada de maneira improvisada em uma residência.

De acordo com as autoridades locais, o incidente foi provocado por uma falha do gerador elétrico.

O primeiro-ministro Raja Pervez Ashraf apresentou condolências às famílias das vítimas das duas tragédias, que evidenciam a vulnerabilidade do setor manufatureiro paquistanês, um dos pilares da economia do país de mais 180 milhões de habitantes e fortemente limitado por problemas de produção de energia.