Beduínos atacam Força Multinacional no Sinai em protesto contra filme anti-Islã

CAIRO, 14 Set 2012 (AFP) -Beduínos egípcios atacaram nesta sexta-feira a base da Força Multinacional de observadores no Sinai, deixando três feridos, em um protesto contra um filme islamófobo produzido nos Estados Unidos que provocou manifestações e violência no mundo muçulmano, informou um oficial da segurança.

Os beduínos entraram na base e incendiaram a torre de observação, situada no interior. Em seguida, ocorreram confrontos que terminaram com dois colombianos e um egípcio feridos, indicou o funcionário, acrescentando que não sabia de imediato se os ferimentos eram graves ou leves.

Eles também incendiaram um veículo dentro do campo situado em Al-Gura, uma cidade localizada a cerca de dez quilômetros da Faixa de Gaza.

Reforços militares foram enviados para retomar o controle da situação, afirmou uma fonte de segurança à AFP.

No Cairo, confrontos entre a polícia e manifestantes ainda eram registrados nas proximidades da embaixada americana no centro da capital.

A Força Multinacional de Observadores (FMO) foi criada após os acordos de paz entre israelenses e egípcios de 1979. Ela tem a função de supervisionar a desmilitarização do Sinai, prevista por esses acordos.

Manifestações e atos de violência eclodiram em vários países do mundo muçulmano após a divulgação na internet do filme "Inocência dos muçulmanos", produzido e filmado nos Estados Unidos.

O filme de péssima qualidade cinematográfica denigre os muçulmanos, apresentados como imorais e brutais, e com uma representação especialmente ofensiva do profeta Maomé.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos