Protesto contra usina de energia na Argentina deixa 60 feridos e 49 detidos

BUENOS AIRES, 17 Out 2012 (AFP) -Sessenta pessoas ficaram feridas e 49 foram detidas esta quarta-feira em consequência da repressão policial contra um protesto de vizinhos que são contra a ampliação de uma usina transformadora de energia por medo de contaminação no norte da Argentina, informou uma fonte policial.

Uma centena de agentes de polícia e infantaria reprimiu com tiros de borracha e bombas de gás lacrimogêneo moradores de um bairro de San Salvador de Jujuy (1.600 km ao norte de Buenos Aires) que resistem à instalação de uma linha elétrica da usina da empresa EJESA, segundo imagens exibidas pela televisão.

Os manifestantes responderam atirando paus e pedras.

"Somos um grupo de vizinhos que não quer mais instalações de alta tensão no bairro, pois há anos pessoas morrem de câncer e outras doenças e as crianças têm graves problemas de crescimento", explicou à imprensa local Liliana Álvarez, uma das moradoras.

Ela afirmou, ainda, que "uns cem policiais com cães e cavalos chegaram cedo juntamente com os operários da empresa e dispersaram" os manifestantes que paralisaram o trabalho dos operários.

Após os incidentes, que se estenderam durante todo o dia, "49 pessoas foram detidas e alojadas em quatro delegacias", segundo uma fonte policial citada pela agência privada DyN.

O gerente geral da EJESA, Ricardo Aversano, explicou que no bairro Malvinas, o afetado pelas obras, se pretendia colocar "uma instalação de cem metros de linha de média tensão subterrânea" para poder alimentar um novo distribuidor e outros bairros de construção recente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos