Oposição vence eleições municipais no Chile
SANTIAGO, 28 Out 2012 (AFP) -A oposição de centro esquerda venceu a direita no poder na eleição para as prefeituras de todo o Chile neste domingo, as primeiras com voto voluntário, segundo números oficiais baseados em 58,29% das urnas.
A aliança entre socialistas, democrata cristãos, social democratas e radicais, incluindo os comunistas em alguns municípios, obteve 43,65% dos votos, contra 38,03% para os governistas, que haviam vencido as municipais de 2008.
A centro esquerda, que governou o Chile por 20 anos após o fim da ditadura de Augusto Pinochet, conquistou a prefeitura de Santiago com Carolina Tohá, ex-ministra do governo da presidente Michelle Bachelet, que tomou a capital do conservador Pablo Zalaquet.
A esquerda também venceu no emblemático município de Providencia, na região de Santiago, onde a candidata independente Josefa Errázuriz bateu o coronel do Exército Cristián Labbé, partidário do finado ditador Augusto Pinochet e que administrava a região há 16 anos.
Errázuriz, socióloga e líder comunitária pouco conhecida, venceu Labbé com 55,21% dos votos, ao final de uma campanha baseada nas redes sociais.
Os chilenos votaram neste domingo para eleger prefeitos e vereadores de 345 municípios, em todo o país.